Publicado por Katharyne Bezerra

Com o passar do tempo, a ciência evoluiu e muitos medicamentos foram sendo criados com o objetivo de tratar doenças e deficiências nutricionais no organismo.

Todavia, os remédios industrializados perdem fácil para os alimentos saudáveis que se consumidos de forma correta podem representar saídas mais naturais para problemas de saúde. Estes são os chamados alimentos funcionais, que podem evitar o surgimento de enfermidades e suprir a falta de nutrientes no organismo.

No entanto, antes de preparar uma dieta com esses alimentos, é necessário passar por um profissional de nutrição, pois a importância de um nutricionista nessa fase de readaptação alimentar é fundamental. Ele é o único capacitado para entender quais os elementos que devem compor suas refeições, levando em consideração seu estilo de vida e outros aspectos funcionais do seu corpo.

 

6 alimentos funcionais e seus benefícios

Probióticos

6 alimentos funcionais e seus benefícios para a nossa saúde

Fotos: depositphotos

Este não é um alimento, mas sim micro-organismos presentes em alimentos, como iogurtes e leites fermentados. Quando esse elemento chega ao intestino, ele se multiplica por meio da reprodução. Assim, em grandes quantidades, servem como protetores do corpo, uma vez que impedem que bactérias e outros elementos nocivos se reproduzam e façam algum mal para a saúde. Sua eficácia nos tratamentos de intestino irritável, úlceras e pneumonia já foi constatada.

Chá verde

6 alimentos funcionais e seus benefícios para a nossa saúde

Rico em cafeína, o chá auxilia na aceleração do processo metabológico do alimentos, contribuindo para a perda de peso. Já por conter antioxidantes, esta bebida combate radicais livres e, consequentemente, protege o organismo contra Alzeimer e demência. Além disso, sua utilização está associada à proteção de doenças que afetam a visão como o glaucoma. Também é um auxiliar importante no sistema circulatório e na função celular.

Linhaça

6 alimentos funcionais e seus benefícios para a nossa saúde

Esta semente é um combo de nutrientes, vitaminas, minerais e proteínas. Surpreendentemente, possui mais potássio que a banana e é rica em vitamina E, fibras e em ômega-3. Desta forma, consegue combater o envelhecimento precoce, potencializar a saúde do coração e afastar doenças degenerativas. A linhaça também tem um trunfo que ajuda na saúde das mulheres, é a chamada lignana, substância que atua como estrógeno e controla o peso na época da menopausa.

Soja

6 alimentos funcionais e seus benefícios para a nossa saúde

Outro alimento aliado da saúde da mulher é a soja. Isto porque esse grão possui isoflavonas, que também atua de forma semelhante ao estrógeno e é excelente para garantir à saúde e o bem-estar feminino. Assim, diminuem os sintomas da menopausa e eliminam a irritabilidade, depressão, ressecamento vaginal e a insônia, muito comuns nesse período na vidas das mulheres. Vale apostar na soja também pelo fato de que esse alimento contribui para o funcionamento correto do sistema nervoso e ainda reduz o risco de câncer de ovário, útero e mama.

Aveia

6 alimentos funcionais e seus benefícios para a nossa saúde

Envelhecimento precoce e problemas no coração são potencialmente evitados com o consumo de aveia. Ela é capaz de aumentar a eficácia dos minerais e das vitaminas ingeridos pelo organismo. Além disso, combate ferozmente os altos índices de colesterol ruim (LDL) no sangue e mesmo assim não interfere no bom colesterol (HDL). Possui propriedades antioxidantes e é composta por complexo B, magnésio, fósforo e selênio.

Frutas vermelhas

6 alimentos funcionais e seus benefícios para a nossa saúde

Nessa categoria, pode-se englobar a amora, o morango, a framboesa e o mirtilo. Todas essas frutas são ricas em flavonoides, substância que tem efeito semelhante aos antioxidantes e por isso combate os radicais livres, mantendo a pele dos consumidores sempre jovem e saudável; e também diminui os níveis de colesterol ruim (LDL), aumentando o sistema imunológico.

Veja mais!