Publicado por Natália Petrin
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O vício de fumar é responsável por milhares de mortes todos os anos no Brasil e no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O tabagismo pode causar doenças como câncer, problemas respiratórios diversos, envelhecimento precoce e até mesmo acidente vascular cerebral (AVC).

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto do câncer (Inca), a estimativa é de que sejam detectados no Brasil cerca de 1,7 milhões de casos da doença. Então, se você é fumante este artigo é perfeito para você dar o ponta pé inicial para começar a sua trajetória para parar de fumar, confira!

6 alimentos que ajudam a parar de fumar

Foto: Pixabay

Quais são os alimentos?

Leite e derivados: a ingestão destes alimentos altera o sabor do cigarro e estimula a produção de serotonina, hormônio da tranquilidade, ajudando a inibir a ansiedade do tabaco.

Levedo de cerveja: uma das maiores fontes de vitaminas do complexo B, substâncias que atuam no sistema nervoso e controlam a ansiedade provocada pela falta de nicotina. O suplemento de levedo de cerveja pode ser consumido tanto em pó quanto em cápsulas.

Suco de laranja: para quem deseja parar de fumar de maneira rápida, é fundamental fornecer mais vitamina C ao organismo, por meio da ingestão das frutas in natura ou de sucos cítricos como é o caso do suco de laranja. Quem fuma regularmente perde uma grande quantidade de vitamina C, que o corpo compensa com alguns elementos não naturais fornecidos pela nicotina contida no cigarro. Por isso, consumir alimentos ricos na vitamina é muito importante.

Água: é fundamental bebermos todos os dias muita água. O consumo ideal é de pelo menos 1,5 litros de água por dia. A bebida ajuda o organismo a aumentar a frequência urinária, e com isso contribui fortemente para a eliminação diária de toxinas armazenadas no organismo em função do cigarro.

Aveia e arroz integral: o consumo gera um antioxidante que elimina os radicais livres provocados pelo fumo, além disso, ajudam a prevenir doenças cardíacas.

Frutas e verduras em geral: pessoas que consomem frutas e verduras diariamente podem ser consideradas menos dependentes do tabaco, pois eles interferem na saciedade e atrasam a vontade de fumar. Além disso, esses alimentos ajudam a melhorar o humor, evitando que você acenda um cigarro em momentos de estresse. Uma ótima dica é se alimentar preferencialmente de:

  • Cenoura: a cenoura protege os pulmões e conserta os radicais livres provocados pelo tabagismo;
  • Batata cozida: o zinco contido na batata combate problemas respiratórios;
  • Feijão: tem o poder de fazer com que o fumo tenha um sabor ruim e ajuda a controlar o trânsito intestinal.

Alimentos que devem ser evitados

  • Café;
  • Frituras;
  • Doces;
  • Refrigerantes;
  • Álcool.

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