Publicado por Robson Merieverton

Além de ser um prato cheio para a diversão ao ar livre, o verão também é uma estação que inspira cuidados redobrados quanto a saúde da pele. Em relação ao rosto, então, o sol aumenta as chances do aparecimento de manchas, ressecamento e perda do viço, importante para a sua saúde.

Durante os meses de calor intenso, fatores como sol, cloro da piscina ou o sal do mar são responsáveis pelo ressecamento da pele. Por isso, é importante caprichar no consumo de água e duplicar a aplicação de cremes hidratantes para recuperar a luminosidade natural e evitar outros problemas.

De acordo com a fisioterapeuta dermato-funcional, Thaís Carvalho, a falta de cuidados com a pele do rosto pode ocasionar o aparecimento de rugas prematuras e a formação de manchas ou vermelhidão.

A pele do rosto requer cuidados diferenciados durante o verão. Veja dicas

Foto: depositphotos

Para evitar tudo isso, o uso frequente do protetor solar é uma das iniciativas mais relevantes. Somado a isso, a hidratação também se faz necessária.

Mas, alguns cuidados devem ser levados em consideração quando for recorrer aos cosméticos. “A pele do rosto é diferente da do corpo, pois a concentração de glândulas sebáceas é maior. Desta forma, a hidratação vai depender se a pele é seca, mista ou oleosa”, explica Thaís.

Sendo assim, ela prossegue: “Cremes hidrantes mais oleosos e ricos em  vitaminas A, C e E são destinados para peles secas. Já nas mistas, a recomendação são cremes sem óleos minerais em sua composição. No caso das oleosas, é necessário utilizar fórmulas em gel, gel-creme ou emulsão oil-free”.

Áreas como o contorno dos olhos e lábios precisam de cuidados ainda mais específicos, com a utilização de produtos à base de cremes e bálsamos para mantê-los sempre hidratados e com bom aspecto.

Como manter a saúde da pele

Para que seu rosto esteja sempre com aparência saudável e hidratada, você pode incluir alguns procedimentos na sua rotina diária. Conheça quais são:

Evite banho quente

Água muito quente resseca a pele, pois retira a camada de gordura superficial, que serve de proteção natural. Os banhos devem ser mornos ou frios e o sabonete utilizado deve ser especifico para a região do rosto. É indicado que ele seja à base de ácido salicílico, que limpa e reduz a produção de oleosidade da pele.

Hidratação

Assim como o organismo, a pele também precisa de muita hidratação. Nesse sentido ela pode ser feita de duas maneiras: a primeira é de dentro para fora e com a utilização de cremes. No primeiro caso, beba bastante água. Além de ajudar a amenizar peles oleosas, garante a eliminação de toxinas que podem causar inflamações na derme.

Já no caso seguinte, procure o hidratante ideal para o seu tipo de pele e aplique duas vezes ao dia. É muito importante que uma delas seja logo após o banho, quando os poros estão abertos e irão absorver muito mais os componentes necessários de nutrição.

Protetor solar

Os raios solares são alguns dos principais causadores de manchas na pele do rosto. Vale ressaltar que o produto deve ser específico para o rosto com Fator de Proteção Solar (FPS) no mínimo 30.

Alimentação balanceada

Evite ingerir alimentos gordurosos, industrializados, repletos de sódio e de açúcar. Além de aumentarem a oleosidade da pele, eles deixam seu corpo mais inchado, dificultando a eliminação de toxinas do organismo e piorando o equilíbrio do seu intestino, o que pode resultar no surgimento de acnes e de espinhas.

Prefira sempre alimentos naturais, como sucos batidos na hora, frutas, saladas e legumes fresquinhos, carnes brancas e produtos integrais.

Veja mais!