Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Devido as suas propriedades naturais, o limão é uma fruta cítrica usada com muitas finalidades, sobretudo nas que estão relacionadas à saúde.

Devido à alta concentração de vitamina C e demais nutrientes, o limão pode ajudar na cura de gripes, resfriados, previne doenças cardíacas, reforça a imunidade e auxilia na digestão.

Porém, o que pouca gente atinou é para as outras propriedades do limão no que diz respeito ao uso doméstico. Ele pode ser usado para limpar objetos, acabar com o mau cheiro, afastar moscas e até hidratar algumas partes do corpo humano. Para ficar por dentro de todos esses benefícios, preste atenção nas dicas a seguir:

Uso doméstico do limão

A versatilidade do limão e seus inúmeros empregos no dia-a-dia

Foto: depositphotos

Limpeza

Você sabia que o limão é um ótimo aliado para quem quer fazer aquela limpeza reforçada na casa? Ele pode devolver o brilho para as panelas, apenas com a simples esfregação do limão na superfície opaca; já para retirar manchas das janelas de vidro, basta pingar algumas gotas de limão em uma esponja úmida e passar na janela.

Para auxiliar na limpeza da pia, acabando com aquela gordura indesejada que fica acumulada no ralo, basta misturar um pouco de suco de limão com sal. O ponto ideal é até que os dois ingredientes fiquem feito uma pasta. Na aplicação, pode usar uma escova. Para enxaguar, use água quente. Você vai ver como sua pia ficará limpinha.

Para limpar o forno microondas, a receita com a utilização do limão é bastante simples. Separe um recipiente de vidro e coloque uma xícara e meia de água e três colheres de sopa de suco de limão puro. Depois de misturar, leve o recipiente para o microondas e ligue-o por cerca de 10 minutos na potência alta. Depois disso, basta passar um pano úmido.

Mau cheiro

Sabe aquele cheiro ruim que fica na geladeira após um alimento estragar? Pois bem, com a utilização do limão, o odor vai embora em dois tempos. Para isso, faça uma limpeza prévia na geladeira, retirando todos os alimentos estragados. Depois, esprema um limão e coloque-o cortado ao meio dentro de um recipiente por algumas horas.

Cuidado com as roupas

Para deixar a roupa branca ainda mais branca, basta colocar uma xícara cheia de suco de limão na máquina de lavar roupas. Feito isso, lave as roupas normalmente. Isso vai acabar com as manchas e aquela aparência encardida de algumas peças. Outra vantagem é o aroma que as roupas acabam ficando.

Outra vantagem do uso do limão em relação às roupas vem com a eliminação das manchas de mofo. Você só vai precisar esfregar o limão bem no local da mancha. Feito isso, coloque a peça no sol e espere que ela seque. Caso a mancha não tenha sumido na primeira aplicação, basta repetir o processo.

Limpa jóias

Se suas jóias estão sem brilho, uma ótima solução para limpá-las, devolvendo o brilho é misturando um pouco de suco de limão puro com sal. Mexa até que forme uma pasta. Feito isso, aplique nas jóias e deixe descansar por cerca de cinco minutos. Para enxaguar, use água morna, secando-as com um pano macio em seguida.

Cuidados pessoais

O limão também é uma ótima opção para resolver alguns problemas de higiene pessoal. Para acabar com o meu cheiro nas axilas, basta cortar um limão ao meio o passá-lo no local. Depois de deixar agir por alguns minutos, basta lavar o local com água e sabão. Recomenda-se que, ao aplicar o limão, a pessoa não se exponha ao sol. Isso pode causar manchas e irritações na região.

Para limpar as unhas, o limão também é uma ótima alternativa. Separe meia xícara de água morna e meio limão. Misture os ingredientes e deixe as unhas de molho por cinco minutos. Se necessário, pode usar uma escova para ajudar na remoção.

Para hidratar algumas regiões da pele, basta corta um limão ao meio e passá-lo no local. Deixe agir por alguns minutos e o remova com água e sabão. Lembre de tomar cuidado com o sol, pois realizar o processo e depois expor-se a ele pode causar queimaduras na pele.

Veja mais!