Publicado por Redação

O abacate é uma fruta super nutritiva. Um dos seus principais benefícios é contribuir para o bom colesterol. Rico em gorduras, o alimento é considerado calórico, mas possui importantes elementos para uma dieta balanceada, como ômegas 3 e 6 e antioxidantes. Algumas pessoas não gostam de consumir o abacate antes de dormir. Descubra a seguir se isso faz bem ou mal para o organismo.

É certo que para ter uma boa noite de sono, você precisa ingerir alimentos leves. Cerca de 150 gramas de abacate possuem 240 calorias, 10 gramas de fibras, 22 gramas de gordura e 13 gramas de carboidratos.

Embora seja uma quantidade considerável de calorias, não faz mal consumir abacate antes de dormir.

A explicação é simples: a gordura do abacate é boa para a nossa saúde e por ser rica em fibras, vai ajudar o intestino a funcionar melhor durante à noite.

Para as pessoas que estão querendo perder peso, esse é um diferencial importante.

Portanto, não acredite quando alguém lhe disser que ingerir abacate pode trazer alguns problemas noturnos. Muito pelo contrário, a fruta é benéfica. Conheça agora outros benefícios dessa fruta.

Benefícios do abacate

Benefícios do abacate para a saúde são inúmeros e fruto pode sim ser comido à noite

Além de não fazer mal à noite, abacate tem inúmeros benefícios (Foto: depositphotos)

Melhora o intestino

Em 150 gramas da polpa do abacate encontramos cerca de 10% de fibras. Isso significa 40% de toda a indicação diária de fibras por dia.

Ou seja, se você consumir essa quantidade de abacate em um dia, já terá contribuído com uma boa porção de fibras para o seu organismo.

Por isso, pessoas que têm problemas com intestino preso podem recorrer a esse alimento diariamente.

Veja também: Abacate faz mal para o estômago? Saiba e entenda

Rico em vitaminas e sais minerais

A composição do abacate também é rica em vitaminas e sais minerais. As vitaminas do complexo B estão presentes, assim como a vitamina C, A e E, importantes para nutrir bem a nossa pele e manter nosso sistema imunológico funcionando com primor.

Além disso, a polpa da fruta contém zinco, potássio, magnésio, fósforo, cobre e manganês. Além dos já citados anteriormente, ômega 3 e 6, que são gorduras poli-insaturadas.

Possui antioxidantes

Os antioxidantes são elementos com poderes incríveis sobre o nosso organismo.

Eles combatem o envelhecimento das células e expulsam substâncias invasivas que circulam no nosso sangue somente para causar danos. São os chamados radicais livres.

No abacate estão presentes os seguintes antioxidantes: Luteína, Neoxantina, Betacaroteno, Alfacaroteno, Zeaxantina, Betacriptoxantina e a Violaxantina.

É anti-inflamatório

O abacate pode aliviar as dores de inflamações recorrentes como artrites, artrose, gotas, reumatismo e problemas subcutâneos.

Isso acontece, pois, a fruta possui vitamina E que atua sobre o colesterol bom, responsável por proteger as artérias.

É a vitamina E que faz com que a gordura boa se transforme em um anti-inflamatório interno potente.

Outros elementos presentes no abacate como as gorduras monoinsaturadas, fitoesteróis, vitamina C e carotenoides também aliviam as dores.

Combate o câncer

Uma substância específica no abacate tem o poder de combater o câncer. É a glutationa. Alguns estudos afirmam que ela pode bloquear cerca de 30 agentes cancerígenos diferentes entre si.

Portanto, introduzir uma porção do alimento todos os dias pode ter benefícios diretos para uma qualidade de vida maior.

Ajuda a emagrecer

Mesmo sendo calórico (em 150 gramas são 240 calóricas), o abacate ajuda a emagrecer. Sabe como? Por conta da quantidade grande de fibras (em 150 gramas de polpa 10% são fibras), a pessoa que o consome sente menos fome.

Ela permanece com a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, o intestino funciona melhor e diminui o inchaço e os picos de glicose também são controlados.

Veja também: O caroço do abacate é comestível? Como usar?

Fortalece os músculos

O consumo regular da gordura boa do abacate melhora a síntese de testosterona e do hormônio do crescimento que é bom para o desenvolvimento de músculos.

A fruta auxilia no ganho de massa magra e na hipertrofia. Estudos revelam que quem consume ômega 3 e 6 fica mais disposto para realizar exercícios físicos.

Receitas diferentes com abacate

Fique com 'água na boca' pelas receitas diferentes feitas com abacate

Aprenda receitas diferentes com abacate que irão te deixar com ‘água na boca’ (Foto: depositphotos)

 

Mousse de cacau com abacate

A polpa do abacate pode substituir outros elementos que dão consistência ao mousse de cacau, como os derivados de origem animal. Veja!

Ingredientes:

  • 2 bananas médias picadas
  • Meio abacate
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 3 colheres (sopa) rasas de adoçante culinário

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que fiquem em ponto cremoso de mousse. Coloque-os em um recipiente e leve para geladeira.

Sorvete de abacate

Essa receita não contém lactose ou produtos de origem animal. É simples, prática e fica uma delícia! Aprenda!

Ingredientes:

  • 2 abacates sem casca e sem caroço
  • Meia xícara (chá) de adoçante culinário
  • Meia xícara (chá) de iogurte natural desnatado sem lactose
  • 1 xícara (chá) de água quente
  • Meia colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o abacate. Dissolva o adoçante culinário da forma como o fabricante recomenda (geralmente é em água quente). Em seguida, adicione ao abacate e leve a mistura ao congelador por 6 horas. Depois disso, devolva a mistura ao liquidificador com adição do iogurte e baunilha e bata para dissolver os cristais de gelo. Depois, conserve-o no congelador para servir.

Veja mais!