Publicado por Redação

O estômago é o órgão responsável pela digestão dos alimentos. Uma vez dentro dele, a comida recebe o suco gástrico que ajuda a dilui-la e encaminha-la para o intestino delgado, fase final da digestão. Alguns alimentos são benéficos e outros nem tanto. O abacate faz mal para o estômago? E as outras frutas?

As principais doenças que acometem o estômago são: a gastrite, a úlcera péptica e o câncer gástrico. A primeira se caracteriza por uma lesão inflamatória da mucosa, a segunda é uma lesão mais profunda no estômago ou no duodeno e a terceira é a presença de um tumor maligno.

Alimentação: A relação entre frutas e o estômago

A alimentação tem um papel fundamental para prevenir alguns problemas que afetam o estômago e a saúde em geral. As frutas, em geral, são grandes aliadas de uma vida saudável.

Veja também: Remédios caseiros para a dor no estômago

E o abacate, faz ou não mal para o estômago?

Muitas são as pessoas que acreditam que o abacate faz mal ao estômago

Será que o abacate faz mesmo mal ao estômago? (Foto: depositphotos)

O abacate, por exemplo, é rico em carotenoide que é ótimo para a visão. Além disso, a fruta tem uma boa quantidade de vitamina E, ácido fólico, gordura mono insaturada (que ajuda a diminuir o colesterol ruim) e aumenta a absorção de nutrientes pelo organismo.

Por isso, se consumido com moderação, o abacate não faz mal ao estômago. Somente as pessoas com problemas de aumento de peso devem moderar no consumo, pois sua polpa é bem calórica.

Outras frutas benéficas para o estômago

Outras frutas como maçã, pera, mamão, melão, banana e goiaba, classificadas como não-ácidas, são alimentos amigos do estômago. Os legumes e verduras ajudam a combater os sintomas principalmente da gastrite.

Ingredientes como batata, ovo e água de coco também auxiliam na digestão.

Agora, existem aqueles alimentos que são proibidos para quem tem doenças no estômago, pois são mais ácidos e costumam irritar as paredes do órgão.

As frutas não recomendadas são: laranja, limão, abacaxi e kiwi. Os industrializados são totalmente descartados, como molhos, refrigerantes e doces. As frituras e alimentos com cafeína e bebidas alcoólicas também são dispensados.

Logo, quem quer proteger seu estômago deve investir em alimentos naturais, leves e saudáveis.

Veja também: Suco de batata é o melhor amigo do estômago

Receitas saudáveis abacate

Brownie com glacê verde

Ingredientes

  • 350 g de chocolate amargo;
  • 1/3 de xícara de mel;
  • 3 abacates;
  • 2 ovos;
  • 3/4 de xícara de farinha;
  • 1/2 colher de fermento;
  • Açúcar de baunilha;
  • 1/4 de xícara de chocolate em pó;
  • 1/4 de colher de sal;
  • 2 xícaras de farinha.

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma bandeja com manteiga, enquanto isso, comece a fazer a massa de brownie.

Comece batendo a polpa dos dois abacates no liquidificador. Quando estiver com a consistência de creme, adicione 250 gramas do chocolate derretido, mel, manteiga e os ovos. Bata até a mistura ficar homogênea.

Por fim, coloque a baunilha, o chocolate em pó, a farinha, o fermento e o sal e misture bem. Pegue o restante do chocolate (100 gramas) e rale e coloque na massa e mexa delicadamente.

Coloque tudo na forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por meia hora.

Com o abacate que sobrou, bata-o com açúcar na batedeira. Quando o brownie estiver frio e o glacê tiver passado um tempo na geladeira, decore-o.

Veja mais!