Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Planta da família das Chrysobalanaceae, o abajerú é um arbusto que alcança de um a três metros, originário da América Trópica. A planta, também conhecida como bajerú, abajero, caruru e guajerú, é comum em beiras de praias e possui um fruto comestível. É facilmente encontrada em regiões tropicais da África e América do Sul, e seu uso tem sido muito estudado. No fim do verão nascem os frutos em gomos, amarelo-pálido com tons de rosa ou roxo-escuro misturados. Apesar de ser uma planta do verão, a árvore é capaz de sobreviver ao sol. É tolerante ao sal e, por isso, é muito utilizada na borda das praias para evitar a erosão. Seus frutos são comestíveis e comumente usados para fazer doces. A folha, usada para fins medicinais, pode ser encontrada em casas de produtos naturais.

Abajerú - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Princípios ativos, indicações e propriedades

Seu princípio ativo é o ácido pomólico, que induz a apoptose, ou seja, a morte celular programada nas células cancerosas. No entanto, essa substância não é extraída da planta por meio de chás, e sim por outros métodos. Suas propriedades são hipoglicemiante, antiblenorrágico, antidiabético e antirreumático. É indicado para blenorragia, diarreias crônicas, leucorréia, reumatismo, câncer e diabetes tipo II.

Como usar?

A parte utilizada medicinalmente é a folha, que deve ser preparada por meio de infusão. Coloque uma xícara de água em um recipiente e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, adicione as folhas, desligue o fogo e tampe. Deixe em infusão por aproximadamente dez minutos, coe e beba.

Ácido Pomólico

A substância eficaz no tratamento do câncer não é extraída por meio do chá. É isolada por cientistas em laboratório, e é capaz de destruir diversos tipos de tumores cancerígenos. Testes realizados comprovaram sua eficácia em destruir células de tumores de mama, cérebro, pulmão, intestino, laringe e medula. A substância também mata as linhagens de células de leucemia resistentes a múltiplas drogas, que é a principal razão das falhas dos tratamentos quimioterápicos.

Contraindicações

O consumo do chá de abajerú é contraindicado aos pacientes com câncer, uma vez que pode ser prejudicial. A substância eficaz no tratamento do câncer é retirada das folhas em laboratório.

Veja mais!