Publicado por Stefanie Mouret
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Por muito tempo tido como um ingrediente sem graça, a abobrinha, se preparada com criatividade, pode fazer parte de uma alimentação saborosa e ainda trazer muitos benefícios à saúde.

Abobrinha - Seus inúmeros benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Propriedades e nutrientes da abobrinha

O vegetal, que é parente do pepino, da melancia e das aboboras é rico em vitamina A, que melhora a hidratação da mucosa dos olhos, nariz e boca; vitamina C, que age como antioxidante prevenindo o envelhecimento precoce e em vitaminas do complexo B, como a B1, que ajuda na regeneração do sistema nervoso e a B3, que contribui para a melhora da circulação e controla os níveis de colesterol.

A abobrinha ainda é fonte de sais minerais, como o fósforo, o cálcio e o potássio, substâncias que fortalecem dentes, ossos e articulações.

Fibra também é um dos elementos da abobrinha. A substância está presenta na casca e melhora o funcionamento do intestino. Junto com elas, encontram-se o licopeno e o betacaroteno, nutrientes que agem como antioxidantes e previnem o envelhecimento precoce.

Benefícios da abobrinha

  • Controla o colesterol;
  • Controla a glicose;
  • Ajuda no tratamento da hipertensão;
  • Aumenta a memória e a concentração;
  • Previne a osteoporose;
  • Regula o funcionamento do intestino;
  • Previne o envelhecimento precoce;

Abobrinha na gravidez

O vegetal ainda é essencial para as gestantes. Rica em ácido fólico, uma vitamina do complexo B, a abobrinha contribui para que o desenvolvimento do tubo neural do bebê seja perfeito.

Para emagrecer

Além de ser rica em fibras, nutriente que melhora o funcionamento do intestino e ainda contribui para o emagrecimento já que aumenta a sensação de saciedade, a abobrinha é pouco calórica. Em média, 100 gramas do vegetal carregam menos de 20 calorias.

Como consumir

Além dos pratos comuns como o refogado ou o cozido, é possível usar a abobrinha em receitas mais elaboradas e saborosas, como em suflês, pudins, pizzas, molho para massas, bolo salgado, aperitivos e até em sucos.

Suco de abobrinha

Para fazer o suco de abobrinha, misture o suco de cinco laranjas com cascas de meia abobrinha. Bata no liquidificador com cinco folhas de hortelã e gelo, coe, adoce e tome gelado.

Veja mais!