Publicado por Redação

Entre os principais problemas domésticos está a visita frequente de pequenos animais indesejados ao lar. A presença desses invasores, em sua maioria insetos, não é desagradável somente por parecerem “nojentos”, mas principalmente por oferecerem riscos a nossa saúde já que podem transmitir várias doenças.

As baratas são talvez o tipo de visitante indesejado mais costumeiro nas casas. Seu habitat mais comum são locais quentes e úmidos, como redes de esgoto e locais com muito lixo em cenários urbanos, ou debaixo de pedras e dentro de cascas de árvores na natureza. São animais onívoros, ou sejam, comem de tudo e invadem residências justamente por estarem em busca de alimentos.

Infelizmente, esse inseto rastejante pode ser hospedeiro de várias bactérias, fungos, protozoários, vermes e vírus; é uma ameaça para a saúde humana podendo transmitir várias doenças através de suas fezes ou até mesmo com suas patas, contaminando locais pelos quais passou.

Acabe com as baratas em sua casa sem precisar de inseticidas

Foto: depositphotos

Os meios mais convencionais para acabar com a presença de baratas no lar são através do uso de inseticidas ou venenos específicos para elas. Porém dá para resolver, e até prevenir o problema, com uma série de atitudes e o uso de alguns itens caseiros. Confira algumas dicas dadas pelo canal NatuPlantas:

Dicas para evitar baratas

Mantenha a casa limpa

Essa talvez seja a dica mais importante quando se trata de evitar não só o aparecimento de baratas, mas também de outros animais como ratos e formigas no lar. É de extrema importância não deixar nenhum resíduo de alimento, como farelos, espalhado pela casa. Recomenda-se que os lixeiros sejam limpos todos os dias, já que eles são o habitat perfeito para o inseto.

Guarde todos os alimentos em recipientes com tampa, como potes ou vasilhas, assim, as baratas não serão atraídas por eles. Como geralmente vivem nos esgotos, um dos locais pelos quais esses insetos entram nas casas são os ralos, seja de pia ou de chuveiro. Sempre que não estiver os utilizando, use uma tampa.

Folhas de louro

A erva que normalmente é usada para se fazer chá, também pode ser uma poderosa arma contra as baratas. Isso se dá porque elas simplesmente não toleram o cheiro das folhas. Coloque algumas folhas de louro em locais que você viu ou que acha que as baratas poderiam se esconder, como nos cantos do banheiro, armários e frestas.

Amoníaco

Presente em vários produtos de uso doméstico, a amônia – como também é chamada – pode ser utilizada de duas maneiras para evitar o inseto. Você pode acrescentar um pouco de amoníaco com água e os produtos de limpeza de sua preferência para passar um pano no chão de casa, ou pode misturar só com água e jogar em todos os ralos da casa (o que vai matar todas as baratas que estiverem lá dentro).

Água fervente

Sempre que acabar de lavar a louça suja, ferva um pouco de água e jogue no ralo da pia. Além de eliminar todos os resíduos que estejam presos nos canos, isso vai afastar e até mesmo matar qualquer inseto que for atingido pela água.

Veja mais!