Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Existente em todas as células do corpo humano, o ácido alfa-lipóico é uma substância fundamental para a atividade básica do organismo, uma vez que o mesmo atua na conversão da glicose em energia. Este ácido é considerado um importante antioxidante, presente, por exemplo, no fígado, em levedura, no brócolis, em batatas, no espinafre, entre outros. Todavia, este nutriente é consumido, mais comumente, na forma de complemento.

Benefícios do ácido alfa-lipóico

Aprimoramento da ação dos antioxidantes

Para a maioria dos indivíduos, esse nutriente é considerado um importante antioxidante. E, na realidade, é mesmo. O ácido alfa-lipóico é responsável por aprimorar as reações de outros antioxidantes, a exemplo das vitaminas C e E no organismo, uma vez que é dotado da capacidade de reaproveitar e regenerá-los, estimulando mais efeitos benéficos de cada um. Incluindo a prevenção contra o câncer e doenças do coração, os antioxidantes atuam ainda no combate de inúmeros outros problemas de saúde.

Solúvel em água e gordura

Grande parte dos antioxidantes possuem como característica ser solúvel em água ou gordura, porém, não nos dois ao mesmo tempo. Já o ácido alfa-lipóico, por sua vez, é possível ser dissolvido em ambas as substancias mencionadas. Isso representa que tal esse nutriente tem a capacidade de diminuir a ação dos radicais livres em outras partes do organismo.

Faz bem ao coração

Ácido alfa-lipóico e seus benefícios para a saúde do organismo

Imagem: Reprodução/ internet

Capaz de auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, o ácido alfa-lipóico é dotado do poder de diminuir o teor de colesterol e regularizar os níveis de pressão arterial.

Benéfico contra a diabetes

A ingestão desse nutriente, juntamente com as refeições, promove a redução dos níveis de açúcar no sangue (colesterol). O ácido alfa-lipóico pode auxiliar na redução da lesão do nervo, propensa de ocorrer com a diabetes.

Previne o surgimento do câncer

Uma das melhores formas formas de diminuir a ação dos radicais livres no corpo humano é por meio da ingestão de antioxidantes. Assim, a presença do ácido alfa-lipóico no organismo é capaz de agir na prevenção contra muitos tipos dessa doença, a exemplo do câncer de pâncreas e de fígado. Todavia, outros estudos e pesquisas científicos são fundamentais para a comprovação de tais benefícios.

Pele saudável

O ácido alfa-lipóico é considerado por muitos como um excelente agente revigorante da pele. A partir de tomadas internas, têm-se a tese de que esse nutriente atua na redução da acne, na diminuição das rugas e na ação de promover uma pele rejuvenescida e forte. O mesmo é também indicado para aplicação em partes afetadas do corpo para o tratamento de transtornos de pele específicos.

Veja mais!