Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A açucena é uma planta ornamental da família das Aloeaceae, cultivada em jardins do mundo inteiro. A planta bulbosa possui folhas ensiformes e lineares, e é considerada um dos verdadeiros lírios. No entanto, ao contrário desses, possui uma roseta basal de folhas que estão presentes no inverno, mas que morrem durante o verão. Chegando até os dois metros de altura, a planta surge no final da primavera e suas flores perfumadas nascem no verão com pétalas grandes, de coloração branca, sendo vermelhas amareladas na base.

Açucena - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades da planta

A planta significa, quando na cor branca, a pureza, e entre suas propriedades estão sua ação como diurético e emoliente. A açucena possui propriedades medicinais que são auxiliares no tratamento de contusões, dores de ouvido, espasmos, clareamento de manchas cutâneas, queimaduras e úlceras, sendo indicada somente com orientação médica. O óleo extraído dos bulbos é muito usado na fabricação de medicamentos que combatem dores reumáticas e artríticas.

Como aproveitar seus benefícios?

Os benefícios da planta podem ser alcançados com as pétalas e com o bulbo. O bulbo é usado para fazer uma cataplasma emoliente que deve ser aplicado sobre as manchas, queimaduras e contusões. Para preparar, cozinhe o bulbo no leite e amasse em seguida. Misture com banha de porco e em seguida aplique.

As pétalas das flores podem ser usadas para ajudar na cicatrização de feridas. Para isso, ferva as pétalas em aguardente e aplique sobre as feridas que deseja acelerar a cicatrização. Além disso, quando embebidas em azeite de oliva, as pétalas são eficazes ainda no tratamento de pequenas queimaduras, eczemas, dores de ouvido, úlceras, entre outras afecções da pele.

O cultivo

A planta pode ser cultivada em vasos, mas deve estar em local bem iluminado com sol direto. Em temperaturas medianas desenvolve-se bem, no entanto, quando em locais com temperaturas mais baixas, a açucena floresce por períodos mais longos. A multiplicação da planta pode ser feita pela divisão dos bulbos, que podem ser encontrados, inclusive, para venda, em lojas de jardinagem. O plantio pode ser feito também por meio das sementes.

Contraindicações

Não foram encontradas contraindicações relacionadas ao consumo de açucena, no entanto, recomendamos que você sempre consulte um médico antes de fazer uso de qualquer tipo de medicamento.

Veja mais!