Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Usado como alimento desde a existência humana, o agrião vem sendo cultivado há milhares de anos e é muito consumido na forma de salada. Com um sabor peculiar e levemente picante, este alimento é riquíssimo em vitaminas e benefícios para a saúde. Também conhecido como agrião do brejo, agrião da europa e cardomo dos rios, a planta de nome científico Nasturtium officinale, além de alimento, serve como erva medicinal.

Agrião - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

O agrião possui propriedades expectorante, adstringente, descongestionante, digestiva, fortificante, tônica, depurativa, cicatrizante, antitérmica, anti-icterícia, anti-inflamatória, estimulante, diurética e excitante.

A planta pode ser usada para auxiliar no tratamento de algumas doenças como gota, reumatismo, artrite, gripe, tosse, bronquite, amenorreia, asma, anemia, caspa, falta de apetite, colite, diabetes, dor de dente, distúrbios digestivos, febre, dispepsia, acne, icterícia, uremia, tuberculose, sífilis, vermes, pedras nos rins, inchaço das glândulas, cistite e debilidades do coração e dos nervos.

Rica em vitamina A, seu consumo é excelente para os olhos, a pele, os ossos e os dentes. Além disso, age como um fortalecedor da imunidade por ser rico em vitamina C. Esta, além disso, ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele e diminui a má formação de células que podem tornar-se cancerígenas, pois esta é um excelente antioxidante natural. A dose indicada semanalmente para que sejam aproveitados todos os seus benefícios é de pelo menos 100 gramas de agrião duas vezes na semana.

Como consumir?

Além de seus benefícios poderem ser aproveitados com o consumo na forma de verdura, pode ser feito também um suco com suas folhas e uma receita antimuco, entre diversas outras formas de aproveitamento. As partes que devem ser utilizadas são as folhas e os seus caules.

Como preparar o suco?

Em um liquidificador, adicione dois ramos de agrião e um copo de suco de laranja. Bata até triturar bem as folhas e desligue. Consuma sem coar três vezes ao dia, sempre entre as refeições. Esse suco é eficaz no tratamento de tosse, bronquite e asma.

Receita de suco antimuco

Em um recipiente, coloque 200 ml de leite quente e adicione 5 folhas de agrião com os talos picadas. Macere com o auxílio de um pilão ou com o cabo de uma colher e coe em seguida. Adoce com duas colheres de sopa de mel e consuma ainda morno.

Essa receita ajudará a melhorar a respiração e descongestionar as vias respiratórias.

Contraindicações e efeitos colaterais

O agrião pode provocar aborto, irritações no estômago e em vias urinárias. O alimento é contraindicado para consumo em qualquer forma para gestantes em início de gravidez.

Veja mais!