Publicado por Redação

Quem deseja emagrecer com saúde já deve ter ouvido falar na água de berinjela. Contudo a água de berinjela emagrece? Como fazer? Quais os benefícios para o corpo? Tudo isso você irá descobrir nesse post.

Em primeiro lugar é preciso saber que a berinjela é um alimento que é um poderoso aliado para a manutenção da boa saúde. Isso acontece porque o vegetal é rico em antioxidantes, que impedem o envelhecimento celular precoce e em fibras solúveis. Essas fibras são de grande importância na regulagem do intestino e no descarte do excesso de gordura do corpo.

Isso tudo aliado a sensação de saciedade que o vegetal traz, por conta da sua alta quantidade de fibras e contendo poucas calorias, ajuda no processo de emagrecimento.

Mas não é apenas em receitas que o vegetal pode ser usado, já que beber a água onde ela foi deixada em imersão é uma ótima maneira de consumir todos os benefícios do vegetal. Aqui você vai ver como fazer a água e ainda ver algumas receitas que potencializam os efeitos positivos da bebida.

Para que serve a água de berinjela?

Antes de mais nada é preciso saber que, assim como os tomates, a berinjela é um fruto da planta conhecida cientificamente como Solanum melongena. Essa planta é originária da Índia e consegue se adaptar bem a países com climas tropicais, como o Brasil.

A água de berinjela ajuda a perder peso de maneira saudável e natural

A indicação é tomar um copo da água de berinjela em jejum (Foto: depositphotos)

Agora que você já sabe o que é a berinjela, saiba que o consumo da água que é preparada com a imersão do fruto é usada para regular diversas funções no organismo. Isso porque o fruto é extremamente rico em antioxidantes, fibras solúveis e além de tudo tem propriedades diuréticas.

Isso faz com que a água do fruto sirva para ajudar a controlar o colesterol ruim e diminuir a compulsão por comer. As fibras solúveis presentes no vegetal grudam nas partículas de gordura e são eliminadas na fezes. Da mesma forma, essas fibras possuem um tempo de digestão maior. O que acaba fazendo com que você se sinta satisfeito por mais tempo.

A água de berinjela também uma ótima aliada para quem sofre com acúmulo de líquidos no corpo, já que ela tem função diurética. Desse modo, ela ajuda a eliminar o excesso de água e diminuir os inchaços e incômodos que essa condição causa.

Por fim, a água feita com o fruto serve para ajudar a controlar a diabetes, já que possui pouca glicose e ajuda a regular o intestino. Desse modo, ajuda a prevenir e a acabar com os incômodos causados pela prisão de ventre.

Veja também: Benefícios e propriedades do chá de berinjela

Emagrece mesmo?

Sim, a água de berinjela ajuda a perder peso de maneira saudável e natural. Isso acontece por causa de alguns fatores. Em primeiro lugar, o fruto ajuda a dar uma maior sensação de saciedade e que dura por mais tempo. Desse modo, você não irá sentir tanta fome e irá ingerir menos calorias, diminuindo também a compulsão por comida e as refeições muito calóricas.

Outro benefício da berinjela para quem busca emagrecer são as propriedades diuréticas e de regulagem do intestino. Isso acontece porque nos dois casos há uma diminuição do inchaço causado por essas condições.

Por fim, o fruto também ajuda a estimular a queima de gordura pelo próprio organismo e possui poucas calorias, apenas 33 em cada berinjela.

No entanto, você não pode fazer uma dieta baseada inteiramente no vegetal, já que para perder peso com saúde é preciso adotar hábitos de vida saudáveis. Isso inclui uma alimentação rica em frutas e legumes e a prática de atividades físicas. Dessa forma, os efeitos emagrecedores da berinjela são potencializados e é possível manter o peso ideal.

Quais os benefícios da berinjela para o organismo?

A berinjela é um fruto, que como já foi falado, traz inúmeros benefícios para o organismo. Entre eles estão a capacidade de aumentar a sensação de saciedade e ajudar a diminuir o colesterol ruim do sangue. Desse modo, ajudando a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

A berinjela possui propriedades diuréticas que ajudam a combater o excesso de líquido

A imersão do fruto é usada para regular diversas funções no organismo (Foto: depositphotos)

Isso acontece porque a berinjela é rica em uma substância conhecida como saponina. Essa substância age como um detergente no corpo, quebrando as moléculas da gordura e impedindo que o material seja absorvido pelo organismo.

Todas essas substâncias ficam presas nas fibras presentes no fruto, que são depois descartadas nas fezes.

Um outro benefício do fruto para o organismo são as suas propriedades diuréticas, que ajudam a combater o excesso de líquidos e toxinas no corpo. Ela também ajuda no combate a celulite, por ser rica em anti-inflamatórios e ser um ótimo desintoxicante para o corpo.

Por fim, a berinjela também contém compostos fenólicos, que ajudam na prevenção de diversos tipos de câncer. Por causa desses motivos, ela é uma ótima opção para a saúde e o melhor de tudo, possui poucas calorias.

Veja tambémBerinjela é benéfica para emagrecer, limpar as artérias e proteger o coração

Como fazer a bebida?

Você já viu os benefícios que a água de berinjela traz para o corpo e a bebida é muito fácil de ser feita. Para isso você irá precisar apenas de 1 berinjela de tamanho médio e 1 litro de água filtrada ou mineral.

Para preparar basta cortar a berinjela em pedaços grandes, colocar dentro de uma jarra ou garrafa com a água e deixar dentro da geladeira por uma noite. Você deve tomar um copo da bebida em jejum e pode consumi-la durante o resto do dia. O importante é nunca tomar demais, pois pode causar problemas no intestino.

Essa é a receita básica de água de berinjela. Ela pode ser consumida por qualquer pessoa e serve de base para várias outras. Contudo, o ideal é que se consuma no máximo até o dia seguinte ao preparo. Caso contrário sua bebida ficará com um gosto amargo e uma cor escura.

Um exemplo são os sucos que são feitos com a água de berinjela batida e com outros ingredientes. Separamos mais duas receitas com ingredientes que potencializam a ação do fruto e também são benefícios para a saúde.

Água de berinjela com limão

O limão também possui efeitos antioxidantes e ajudam a desintoxicar o organismo. Quando misturado com a berinjela além de resultar em uma bebida refrescante, ajuda no processo de perda de peso saudável.

Para essa receita você precisa apenas de 1 berinjela pequena, 1 litro de água e o suco de 1 limão. Basta deixar cortar a berinjela em fatias pequenas e deixar de molho na água e no suco do limão durante a noite. No outro dia a bebida está pronta para o consumo.

Caso você queira preparar uma bebida ainda mais nutritiva e que vai deixar você satisfeito por mais tempo, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. Não precisa usar mais água e nem se deve adoçar.

O ideal é que se consuma a bebida em jejum, antes do café da manhã para absorver todos os nutrientes.

Água de berinjela com gengibre

Do mesmo modo que o limão, o gengibre tem diversos benefícios para o organismo e serve como potencializador das propriedades da berinjela. O gengibre ainda é termogênico, ou seja, ajuda na queima da gordura e ajuda a diminuir a ansiedade.

Para preparar essa receita você precisa apenas cortar uma berinjela pequena em fatias grossas e colocar elas de molho em 1 litro de água filtrada ou mineral. Logo depois adicione 1 colher (de sopa) de gengibre ralado e mexa bem.

Deixe a mistura durante a noite na geladeira e no outro dia ela está pronta para ser bebida. Você pode consumir apenas a água ou bater todos os ingredientes no liquidificador até tudo virar um suco.

Veja também: Veja como emagrecer com o suco de berinjela com limão

Como consumir?

O ideal é sempre consumir a água de berinjela em jejum ou logo antes das refeições. Isso fará com que você se sinta saciado por mais tempo e ingira menos calorias, provocando o emagrecimento.

Por ser rica em anti-inflamatórios, a berinjela ajuda no combate a celulite

Consuma a água da berinjela antes das principais refeições (Foto: depositphotos)

O ideal é fazer um ciclo de uma semana, consumindo a bebida todos os dias, seguido de uma semana de pausa. Isso serve para não sobrecarregar e acabar desregulando o organismo.

No entanto, se o seu problema for o inchaço causado pelo acúmulo de líquidos, o ideal é consumir apenas a água de maneira constante, mas sem excessos.

A água de berinjela pode até ser usada como substituta para a água, algumas vezes no dia. Isso vai servir para aumentar a absorção dos elementos benéficos do fruto pelo organismo e melhorar os resultados.

Existem contraindicações?

Sim, o consumo da água de berinjela não é indicado para quem possui pressão baixa ou problemas estomacais, como gastrite ou úlceras. Isso acontece porque a bebida pode acabar agravando esses problemas.

Também é preciso tomar cuidado com o consumo em excesso, já que pode causar queda de pressão e enxaqueca além de dores abdominais e diarreia.

Por isso é importante não ultrapassar um limite de 3 copos da bebida por dia e nunca fazer o consumo sem pausas. Grávidas e mulheres que estejam amamentando podem consumir a bebida, mas só após a liberação médica e sempre com cuidado.

Veja tambémVeja a forma correta de como escolher berinjela na hora de comprá-la

Outro modo de fazer a água de berinjela

Caso você tenha esquecido de preparar a água de berinjela um dia antes, não é preciso ficar preocupado pois existe um modo mais rápido de preparar a bebida. Para fazer, você deve cortar 1 berinjela pequena em fatias grossas e levar ao fogo para ferver em 1 litro de água filtrada.

Após levantar fervura deixe a mistura cozinhar por 10 minutos. Logo depois de desligar o fogo coe e espere esfriar antes de beber. Outra dica, não jogue fora a berinjela. Use o que sobrar da água em alguma receita e absorva todos os benefícios desse fruto.

Veja mais!