Publicado por Robson Merieverton
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O cuidado com a alimentação e a prática das atividades físicas são fatores imprescindíveis para manter o corpo funcionando bem.

Além do mais, através desses hábitos, fica mais difícil o aparecimento de algumas doenças, sobretudo aquelas relacionadas ao aumento no índice de colesterol ruim no organismo.

O colesterol é uma substância presente na corrente sanguínea responsável pelo bom funcionamento do corpo. Ela é responsável pela construção das membranas que revestem as células e por transformar a luz solar em vitamina D.

Porém, não é todo o tipo de colesterol que traz esses benefícios para a saúde. Os ingeridos através de alimentação desregulada, que fazem com que as pessoas estejam propensas a obesidade, não faz bem.

Ele é o grande responsável por acúmulo de gordura nas paredes arteriais, o que pode desencadear uma série de doenças cardíacas.

Na maioria as vezes, o acúmulo de colesterol no organismo pode trazer muitas doenças para o ser humano, a exemplo do diabetes, hipertensão arterial e doença nos rins. Em contrapartida, não são só os hábitos desregrados que podem aumentar o colesterol. O envelhecimento também é uma das causas. Por isso é tão importante seguir hábitos saudáveis desde cedo.

Como ter colesterol bom

Para evitar que grande parte desses problemas passem a fazer parte da sua rotina, é bom seguir algumas dicas para conservar os níveis de colesterol sempre dentro da normalidade. Para isso, preste atenção em algumas dicas:

Coentro

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Foto: Pixabay

Ele ajuda a reduzir o colesterol do organismo. Para usá-lo da melhor forma possível, você pode adicionar duas colheres de sopa de sementes de coentro em pó em um copo de água. Ferva a mistura, coe e beba duas vezes por dia.

Cebola

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Foto: Pixabay

O consumo regular de cebola roxa ajuda na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardíacas. Além do mais você pode misturar uma colher de suco de cebola com uma colher de mel. Você deve tomar a mistura uma vez por dia.

Vinagre de maçã

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Foto: Pixabay

O ingrediente é eficaz no combate aos triglicerídeos. Para isso, basta misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã a um copo de água, suco de laranja, maçã, uva ou qualquer outra fruta. Beba a mistura de duas ou três vezes ao dia.

Suco de laranja

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Foto: Pixabay

Devido a presença de substâncias como a vitamina C, ácido fólico e flavonoides, o suco de laranja é eficaz para baixar o nível de colesterol da corrente sanguínea. Incorpore, pelo menos, dois copos da bebida por dia na sua dieta.

Castanha da índia

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Foto: Pixabay

O ingrediente reduz a concentração de lipídios no plasma sanguíneo. Ela também possui anti-hiperlipidémicos, anti-aterogênica e efeitos hipolipemiantes. Para usá-la da melhor forma possível, basta misturar uma colher de chá de pó de castanha da Índia em um copo de água morna. Beba diariamente em jejum.

Óleo de coco

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Foto: depositphotos

O ingrediente ajuda a aumentar o nível do colesterol bom HDL, melhorando a relação com o colesterol ruim. Basta ingerir uma colher ou duas colheres de sopa por dia. Opte pelo óleo de coco extra virgem e 100% natural.

Aveia

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Foto: depositphotos

O ingrediente é rico em fibras solúveis, o que vai reduzir a quantidade de colesterol ruim do corpo. Para consumi-la, basta adicionar a frutas como maçã, banana, morangos ou qualquer outra da sua preferência.

Peixes

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Foto: Pixabay

Atum, truta, salmão, anchova, sardinha e outros peixes contém alta concentração de ômega 3. Ele também ajuda a prevenir o aparecimento de doenças cardíacas.

Arroz vermelho

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O ingrediente contém substâncias como o monacolins, que inibe a síntese de colesterol. Para usar o melhor do que ele pode oferecer para a sua saúde, basta inclui-lo na dieta diária.

Frutos secos

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Foto: Pixabay

Castanha, amêndoa, noz, amendoim, avelã, pistache e outros frutos secos controlam o colesterol do sangue. Eles também são ricos em fibras, por isso, vale a pena incluir uma pequena porção na dieta.

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