Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Após a gestação, chega uma nova fase: a amamentação. A alimentação da mulher no período da amamentação é muito importante, requer necessidades e cuidados especiais e muitos questionamentos surgem nesta fase. Quais os cuidados é preciso tomar durante esta fase? Quais alimentos são permitidos? Quais alimentos são proibidos durante esta fase? No período da amamentação, a alimentação da lactante deve prover nutrientes e energia suficientes para produzir leite e para a manutenção da boa saúde da mulher. Confira a seguir quais são os alimentos para investir e largar durante a fase de amamentação.

Alimentos para investir e largar durante a amamentação

Foto: Reprodução

Alimentação saudável e balanceada

Não existe um cardápio pré-determinado para o período da amamentação, sendo que o correto é ter uma alimentação sadia e balanceada, com bastante leite, água e sucos, para estimular a produção de leite. Além da ingestão de líquidos, outra dica é fazer várias refeições balanceadas durante o dia, para manter o organismo da lactante o mais equilibrado possível. Segundo especialistas, comer cinco ou seis vezes ao dia, investindo em frutas, legumes, verduras, fibras e alimentos integrais, é um bom caminho a se seguir.

É melhor evitar

  • Cafeína: a ingestão de café pela lactante faz com que o leite materno também contenha esta substância, deixando o bebê sem sono e irritado. Por este motivo, a melhor opção é diminuir os alimentos que contenham cafeína (como café, chás, chocolates e refrigerantes) e optar pelos alimentos descafeinados.
  • Alimentos com enxofre: muitas mulheres na fase da amamentação reclamam dos gases, que aumentam e causam extremo desconforto. Por isso, é recomendado evitar alimentos ricos em enxofre, já que estes estimulam a produção de gases. Alguns dos alimentos ricos em enxofre são os seguintes: brócolis, couve-flor, rabanete, repolho, espinafre, couve manteiga, feijão.
  • Bebidas alcoólicas: além de essas bebidas poderem comprometer a produção de leite materno e dificultar a absorção de nutrientes pela lactante, o álcool passa para o bebê através do leite, sendo necessária a exclusão dessas bebidas da alimentação da nutriz.
  • Não abusar dos doces e evitar o fumo também são orientações importantes para a fase da amamentação.
  • Em casos de alergia alimentar no bebê em aleitamento materno exclusivo, pode-se suspeitar de sensibilidade a alguma substância que tenha sido ingerida e pensar em uma dieta hipoalergênica para a lactante.

Dieta durante a amamentação

Durante a amamentação não há razão para começar uma dieta, já que pode comprometer a produção e quantidade de leite, prejudicando a nutrição do bebê.

Veja mais!