Publicado por Débora Silva
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Cuidar da saúde da boca é fundamental não apenas para mostrar um belo sorriso, mas porque esta parte do corpo é uma das principais portas de entrada de doenças no nosso organismo. Manter uma rotina adequada de higiene, com escovação e uso do fio dental, é imprescindível para manter dentes e gengivas saudáveis, porém não é a única aliada de uma boa saúde bucal.

A alimentação também é muito importante, pois pode afetar a saúde oral e provocar problemas como cáries, placas bacterianas, gengivites, tártaros, mau hálito e manchas. A boa saúde das gengivas e dentes depende de uma alimentação adequada e balanceada, rica em vitaminas e minerais, com a ingestão de frutas, verduras, leguminosas e produtos de origem animal, como leite, carnes e ovos.

Alimentos importantes para dentes e gengivas saudáveis

Alimentos fibrosos

Os alimentos fibrosos, como as verduras e frutas, são fundamentais para um sorriso bonito e saudável, pois ajudam na limpeza dos dentes e tecidos gengivais, ao contrário dos alimentos moles e pegajosos, que costumam ficar presos nos dentes. A limpeza proporcionada pelos alimentos ricos em fibras evita a formação de placa bacteriana, responsável pelas cáries e gengivite. Frutas como maçã e pera também são recomendadas para substituir doces bem açucarados, principais responsáveis pelo surgimento das cáries.

Vitamina C

A falta de vitamina C na dieta causa sangramento das gengivas e diminuição da massa óssea, o que pode levar à perda dos dentes. No entanto, não se deve exagerar no consumo de alimentos muito ácidos, como a laranja e abacaxi, pois eles causam desmineralização dos dentes, deixando-os mais porosos.

Para neutralizar o ácido após a sua ingestão, uma dica é fazer bochecho com água pura ou mesmo tomar um copo do líquido. Outra dica importante é não escovar os dentes imediatamente, pois o atrito da escova com o esmalte descalcificado fará com que eles se desgaste ainda mais.

Alimentos para ter dentes e gengivas saudáveis

Foto: Reprodução

Leite e derivados

O leite e seus derivados contêm cálcio, mineral que faz parte da composição dos dentes e, na quantidade adequada, garante uma boa formação dentária.

Vitamina D

A vitamina D age na absorção dos minerais cálcio e fósforo, relacionados com a formação óssea. Além de ajudar a fixar o cálcio nas bases ósseas e dentárias, esta vitamina aumenta a eficiência da absorção intestinal de cálcio em até 40% e a de fósforo em 80%.

É melhor evitar:

Além dos alimentos que contribuem para dentes e gengivas saudáveis, existem aqueles que podem comprometer a boa saúde bucal. Neste contexto, é recomendado evitar alimentos gordurosos, café, molhos, doces, condimentos fortes e cigarro, pois podem prejudicar o esmalte dos dentes e provocar cáries.

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