Publicado por Redação

Existem alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer. Metabolismo é o conjunto de reações químicas e hormonais que acontecem no nosso corpo. Essas reações são necessárias para nos manter vivos. A ação básica de sobrevivência é coordenada pelo nosso metabolismo por meio da queima de calorias.

O resultado é que a pessoa com o metabolismo mais rápido pode emagrecer com mais facilidade e também se livrar de problemas de saúde, uma vez que as reações químicas e hormonais passam a funcionar melhor.

Alguns alimentos podem ajudar nesse processo. De acordo com a nutricionista Cyntia Maureen, consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, um metabolismo acelerado é bom para a saúde.

“O metabolismo fornece a energia que o organismo precisa para realizar determinadas funções, como respiração, circulação sanguínea e regeneração das células. A caloria dos alimentos que consumimos é combinada com oxigênio para liberar o combustível que o sistema precisa para seu funcionamento”, diz a especialista.

Existem alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer

Um metabolismo acelerado é bom para a saúde (Foto: depositphotos)

Geralmente, as pessoas se perguntam por que o metabolismo delas é mais lento do que parentes ou conhecidos próximos.

A nutricionista explica que “a genética, idade, sexo, peso e altura induzem diretamente as transformações que ocorrem no interior do nosso corpo. Por isso, pode haver variação de perda de peso de uma pessoa para outra”.

Sabendo disso, você deve ter em mente que a ingestão dos alimentos certos não vai fazer seu metabolismo acelerar de uma hora para outra. É preciso manter hábitos saudáveis de vida também, como incluir a prática de exercícios para ajudar da perda de peso.

Veja também: Quantas calorias devo perder por dia para conseguir emagrecer?

5 alimentos que aceleram o metabolismo

A nutricionista Cyntia Maureen lembra que os alimentos conhecidos como termogênicos aumentam a temperatura do corpo, aumentando dessa forma o processo metabólico. Por isso, há uma queima de gordura mais rápida. Veja algumas sugestões da profissional.

Vitamina C

Entre os alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer podemos citar os ricos em vitamina C

A vitamina C está presente nas frutas cítricas, como: laranja e limão (Foto: depositphotos)

A vitamina C está presente em diversas frutas e vegetais. A nutricionista indica o consumo da laranja e do limão para diminuir a retenção de líquidos, o que já diminui o peso na balança.

Em relação às folhas, a especialista indica o repolho e o brócolis, ricos em vitamina C, além do pimentão. O consumo constante desses alimentos pode acelerar o metabolismo do organismo e acabar de vez com as gordurinhas indesejáveis.

Veja tambémComo tirar medidas do corpo com fita métrica

Água

A água age no nosso organismo como um auxílio na quebra da gordura

Beber água não só emagrece, como aumenta a nossa saúde (Foto: depositphotos)

Dá para acreditar que a bebida mais comum no nosso dia a dia também é a mais importante?

Beber água não só emagrece, como aumentar a nossa saúde. A nutricionista ressalta: “além hidratar o organismo e de possuir eletrólitos essenciais para o corpo, o consumo diário ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos”.

A água age no nosso organismo como um auxílio na quebra da gordura e também controla o nosso apetite, fazendo com que comamos menos nos intervalos entre as refeições e durante as mesmas.

Além disso, a falta de água faz o efeito contrário: queimamos menos calorias, pois o corpo entra em uma espécie de “economia” de combustível.

Legumes

Os legumes integram a lista dos alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer

O ideal é consumir os legumes antes das refeições, pois dão saciedade (Foto: depositphotos)

Todo mundo sabe que comer legumes faz bem para a saúde. Mas, você tem ideia do quanto eles podem lhe ajudar a emagrecer?

Maureen afirma: [os vegetais] “são fontes de fibras, antioxidantes e ricos em cálcio, proteínas, ferro, potássio e vitaminas A, B e C. O ideal é consumi-los abundantemente antes das refeições, por possuírem baixa caloria, conferindo, assim, maior saciedade e melhora na absorção de seus nutrientes”.

Veja também: Saiba como se deve usar chá de gengibre para emagrecer

Cereais integrais

Os cereais integrais conservam boa parte das fibras e ajudam a perder peso

Os cereais integrais são fontes de fibras, ácido fólico, vitamina E, entre outros (Foto: depositphotos)

A consultora da Superbom ensina ainda que “substituir alimentos de farinha branca por integrais aumenta o número de nutrientes ingeridos para o corpo. Os cereais integrais são fontes de fibras, ácido fólico, vitamina E, entre outros, auxiliam no emagrecimento e melhoram a movimentação intestinal”.

Por isso, sempre que possível substitua os alimentos comuns por integrais, que conservam boa parte das fibras e lhe ajudam a perder peso.

Aveia

A aveia facilita a absorção dos nutrientes e aumenta o tempo de digestão do corpo

Nessa lista a aveia ganha uma posição de destaque (Foto: depositphotos)

A aveia é um cereal, porém ela mereceu um destaque especial da nutricionista, por ter características que a tornam muito eficiente para o emagrecimento.

Cyntia atribui à aveia diversas funcionalidades, entre elas: “rico em fibras, o ideal é consumir esse alimento no café da manhã, já que mascara a fome por conta da sensação de saciedade que proporciona”.

Além disso, os grãos de aveia facilitam a absorção dos nutrientes e aumenta o tempo de digestão do corpo. O resultado de tudo isso é maravilhoso, pois a pessoa não sente vontade de comer muito açúcar, pois o índice glicêmico é controlado pela aveia. E mais: a fome é reduzida entre uma refeição e outra, graças à quantidade de fibras presente no alimento.

Veja também: Suco detox com chá verde; veja benefícios e como fazer

Cuidado com a obsessão pela magreza

Perder alguns quilos é ótimo para quem realmente está acima do peso ou sofrendo com alguns problemas de saúde, como colesterol alto, hipertensão, diabetes entre outros indícios que podem levar a doenças mais graves.

Porém, você deve respeitar os seus limites e aceitar o seu corpo com as características naturais dele. O mais importante é o seu bem-estar. Se você quer emagrecer, deve fazer isso com saúde e orientado por profissionais especializados.

Veja mais!