Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O metabolismo varia de pessoa para pessoa, sendo constituído por um conjunto de reações químicas que desempenham várias funções fisiológicas básicas no nosso organismo. Existem algumas atitudes que podem ajudar a acelerar o seu funcionamento, auxiliando na perda de peso corporal. Dentre essas atitudes, destacam-se as seguintes: ingerir bastante água, pois este líquido ajuda o sangue no transporte do oxigênio para os músculos; comer de 3 em 3 horas; comer doce na sobremesa; inserir no cardápio pequenas porções de frutas secas e começar as principais refeições pelos legumes e verduras. Existem alguns alimentos, conhecidos como termogênicos, que ajudam a acelerar o metabolismo, gerando um gasto maior de energia e, consequentemente, favorecendo a perda de peso.

Alimentos que aceleram o metabolismo

Foto: Reprodução

Quais são os alimentos considerados termogênicos?

Conheça alguns dos alimentos que aceleram o metabolismo, auxiliando na queima de gordura corporal:

  • Maçã – Além de possuir poucas calorias, a maçã é uma fruta que ajuda a acelerar o metabolismo;
  • Amêndoas – Boas para os lanchinhos entre as refeições, as amêndoas fornecem vitaminas e fibras ao organismo, aumentando a sensação de saciedade;
  • Pimenta vermelha – Além de aumentar a circulação e a temperatura corporal, este alimento é rico em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras. Consumir pimenta pode aumentar a atividade metabólica em até 20%;
  • Gengibre – O gengibre, além de ser anti-inflamatório, possui ação termogênica e aumenta o gasto energético do organismo. Pode ser consumido em chás, sucos, água e, também, como tempero de carnes brancas, refogado. A indicação de consumo é de três vezes ao dia;
  • Canela – A canela atua como termogênico, favorecendo a queima de gordura corporal, e também auxilia no esvaziamento gástrico, segurando mais o apetite no decorrer do dia. Além disso, possui ação anti-fúngica, anti-bacteriana e anti-parasitária. A indicação de consumo é de 1 a 2g, duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em mingaus ou em frutas como banana e maçã;
  • Guaraná em pó – Contém cafeína e ajuda a acelerar o funcionamento do metabolismo. Pode-se adicionar 2g de guaraná em pó em vitaminas de frutas e sucos;
  • Óleo de coco – Segundo alguns estudos realizados, devido à presença dos ácidos graxos de cadeia média, o óleo de coco possui a capacidade de aumentar a termogênese, inibindo a deposição de gordura. No entanto, deve-se ter atenção com a quantidade consumida, já que este óleo tem 90% de gorduras saturadas.

Termogênicos

Existem outros alimentos considerados termogênicos, como aqueles ricos em vitamina B e ômega-3, água, salmão, carnes magras, frutas vermelhas, iogurte de baixas calorias e outros.

Veja mais!