Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Alguns alimentos podem ajudar você a conseguir aquele tão sonhado bronze no verão. Os alimentos que são ricos em vitamina A e E, além dos carotenoides, ajudam a alcançar o almejado bronzeado na pele sem que você precise passar muito tempo exposta ao sol.

Alimentos que ajudam no bronze da pele

Foto: Reprodução

Alimentos para um bronze perfeito

  • Cenoura: a cenoura, rica em betacaroteno, é o alimento mais conhecido quando se trata de bronzeado.
  • Abóbora/Moranga: assim como a cenoura, a abóbora ou moranga, é rica em betacaroteno. Suas sementes possuem vitamina E, e podem ser consumidas como petisco, ambos auxiliando na coloração da pele.
  • Mamão: rico em betacaroteno, o mamão é um fruto que possui fibras, auxiliando no trânsito intestinal e, consequentemente, facilitando a absorção dos nutrientes.
  • Espinafre: assim como o mamão, é rico em betacaroteno e fibras, tendo a mesma ação. Além disso, possui clorofila que age desintoxicando e limpando o corpo.
  • Água de coco: o consumo de água de coco auxilia no processo de hidratação da pele, evitando problemas de desidratação.
  • Batata doce: a batata doce, apesar de não possuir coloração característica, é rica em betacaroteno.
  • Oleaginosas: castanha do pará, caju, amêndoas, sementes de girassol, entre outros alimentos oleaginosos, auxiliam no processo do bronzeamento pois são ricos em vitamina E. Além disso, contêm selênio, que previne o desenvolvimento do câncer.
  • Tomate: o licopeno é um elemento de ação antioxidante, mas o ideal é consumi-lo levemente cozido. Previne o envelhecimento precoce da pele.
  • Gérmen de trigo: esse alimento é rico em vitamina E, e fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na absorção dos nutrientes.

O ideal, para quem busca o bronzeamento saudável, é consumir duas porções de frutas ou verduras ricas em betacaroteno e nos nutrientes citados acima. É importante estar atento também ao excesso no consumo, o que pode ocasionar em problemas no fígado. Consuma, diariamente, no mínimo, dois litros de água para manter-se hidratado.

Cuidados com o sol

É importante, além da alimentação, tomar alguns cuidados antes de se expor ao sol. Antes de ir para a praia, ou de se expor ao sol, faça um esfoliamento da pele e não esqueça de passar protetor solar. Seu uso é indispensável e, ao contrário do que muitos pensam, não atrapalha o bronzeamento, mas acelera e protege a pele para que alcance a coloração desejada de forma saudável.

O protetor deve ser passado meia hora antes da exposição ao sol, e reaplicado a cada duas horas ou sempre que sair da água. O bronzeamento só começa a acontecer de verdade depois de cinco dias de exposição ao sol, de forma que uma ou duas horas ao dia, durante cinco dias, são suficientes para um bronze bonito com a pele saudável.

É preciso, no entanto, que mulheres muito brancas evitem a exposição ao sol, principalmente quando olhos e cabelos também são claros, pois qualquer tempo no sol sem o protetor solar pode causar câncer de pele.

Veja mais!