Publicado por Débora Silva
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A gordura localizada na barriga incomoda muitas pessoas e pode indicar problemas na alimentação ou uma consequência da falta de exercícios físicos. Além de alimentação incorreta e falta de exercícios, a idade também contribui para o acúmulo de gordura nesta região do corpo, pois, com o passar dos anos, o metabolismo se torna mais lento e nós não queimaremos as calorias da mesma maneira.

Na maioria das vezes, a gordura localizada no abdômen é proveniente da ingestão de carboidratos simples, que estão presentes nos pães, massas, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

É possível combater a gordura da barriga?

A barriga costuma ser um fator de risco para a saúde cardiovascular, podendo desencadear problemas como colesterol, hipertensão e outros problemas de saúde. Mas, é possível combater a gordura da barriga? A boa notícia é que, sim, é possível. Assim que percebemos que o nosso metabolismo está mais lento, torna-se necessária a alteração de hábitos, com a inclusão de alimentos que podem ajudar na perda da gordura do abdômen.

O metabolismo humano vai mudando com o passar dos anos e, por este motivo, é necessário observar quais alimentos tendem a causar inchaço e inflamação, provocando a retenção de líquidos. A inflamação e a gordura na barriga estão relacionadas e alguns alimentos favorecem o quadro. Assim sendo, recomenda-se a restrição no consumo do sal, açúcar e lactose, além do controle das gorduras ingeridas. As comidas congeladas e industrializadas também devem ser evitadas.

Alimentos que emagrecem a gordura da barriga

Foto: Reprodução/ internet

Alterações hormonais também provocam inflamações e favorecem a retenção de líquidos, por isto, é importante evitar hábitos como o tabagismo, a vida sedentária, ansiedade e estresse. A prática de exercícios físicos é muito importante, pois ajuda na queima da gordura acumulada, melhora o sistema cardiovascular e aumenta o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia.

Alimentos que combatem a gordura da barriga

Algumas medidas, tais como manter o controle emocional, praticar exercícios físicos e melhorar os hábitos alimentares, podem ajudar na redução das gordurinhas indesejadas na região da barriga. Confira a seguir alguns alimentos que podem combater a gordura nesta região do corpo:

Temperos

Os temperos podem ser incluídos em nossa alimentação a fim de evitar a inflamação e combater a gordura acumulada na barriga. Eles podem ser usados nos ensopados, pratos de arroz, saladas e até em vários chás, como, por exemplo, um chá medicinal à base de pimenta caiena, gengibre e chá verde. Este chá é uma bebida antioxidante rica em vitaminas e pode ajudar a acelerar o metabolismo e queimar gorduras.

Os melhores temperos são a canela, a pimenta caiena, o gengibre e o açafrão.

Vegetais

Verduras e legumes (cruas ou cozidas a vapor) podem auxiliar no combate à inflamação e à gordura. Quando consumidos crus, estes alimentos liberam um tipo de enzima que melhora o processo de digestão e ativa o metabolismo.

Os melhores vegetais são os seguintes: beterraba, brócolis, cenoura, berinjela, alcachofra, espinafre, alho poro, abóbora, cebola e aspargos.

Frutas

Algumas frutas tratam a inflamação e ajudam o organismo a evitar o armazenamento de gordurinhas extras na região do abdômen. Estes alimentos podem ser consumidos em sua forma natural, nas vitaminas, sucos ou nas saladas. As saladas são bastante indicadas para o almoço; já as vitaminas são ótimas opções para o lanche da tarde.

As frutas mais indicadas são a maçã verde, o limão, abacaxi, morango e mamão papaia.

Infusão

Algumas bebidas também podem nos ajudar a combater o acúmulo de gordura na barriga. Dentre elas está o xarope de sálvia com suco de limão. Para aproveitar os benefícios da infusão, basta adicionar 20g de sálvia a um copo de água fervente. Quando for consumir, pingue algumas gotas de suco de limão e acrescente uma colher de mel.

Gorduras saudáveis

Embora a gordura seja vista como uma vilã da saúde em geral e das dietas, existem aqueles alimentos que possuem a chamada “gordura boa”. As “gorduras boas” são saudáveis e muito importantes para o nosso organismo, pois atuam na boa saúde do coração, combatem a inflamação e reduzem o “mau colesterol”.

Alguns alimentos que possuem gorduras saudáveis e podem ser incluídos na dieta (com equilíbrio) são os seguintes: sementes de linhaça, azeite de oliva, nozes e amêndoas, salmão e abacate.

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