Publicado por Natália Petrin
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Em alguns momentos de nossas vidas, é comum passarmos por estresse, mau humor e estarmos com o “pavio curto” e, acredite ou não, esses fatores podem ser influenciados pela alimentação. A composição de alguns alimentos pode afetar o funcionamento cerebral fazendo com que nosso humor seja abalado, ou até mesmo ocasionando dores. Confira abaixo uma lista de alimentos que ajudam a melhorar o seu humor.

Alimentos que melhoram o humor

Foto: Reprodução

Alimentos que melhoram o humor

  • Banana: a serotonina, conhecida como hormônio da felicidade, pode ter sua produção estimulada pelo consumo da banana devido a presença de carboidratos e triptofanos.
  • Espinafre: as folhas possuem clorofila, responsáveis pela desintoxicação do corpo. Além disso, o ácido fólico e a vitamina B agem no sistema nervoso auxiliando na formação da serotonina, e também no combate ao estresse.
  • Pimenta: por ser rica em capsaicina, responsável por aumentar os níveis de endorfina, auxilia no processo de melhora do humor gerando o bem-estar.
  • Alface: possui efeito calmante devido à presença de lactucina, e seu miolo, rico em lítio, ajuda a controlar a ansiedade e a depressão.
  • Cacau e chocolate: o cacau beneficia o humor, pois estimula a liberação da endorfina contribuindo para a síntese da serotonina. O chocolate, por sua vez, também ocasiona o bem estar, mas como possui absorção rápida, seu efeito é passageiro. O ideal é consumir chocolate amargo ou então meio amargo.

A alimentação e o mau humor

Alguns fatores relacionados à sua alimentação podem trazer efeitos negativos ao seu humor. Um exemplo é o grande espaço entre as refeições. Ficar muito tempo sem se alimentar causa uma queda no nível de açúcar no sangue, ocasionando reações como tontura, fadiga e mau humor. Além disso, existem alimentos que são capazes de causar irritação e mau humor.

Como melhorar seu humor com alimentação?

A tirosina, aminoácido responsável pela quebra da proteína, é responsável também pelo aumento na produção de dopamina e adrenalina, neurotransmissores capazes de aumentar a energia e o estado de alerta. Busque consumir alimentos ricos em proteínas como peixes, ovos, carnes queijo e legumes. Os carboidratos contêm aminoácidos que contribuem na absorção do tripotófano das proteínas pelo cérebro e, por isso, devem ser combinados à proteína na hora do consumo. Alguns alimentos ricos em carboidratos são frutas, vegetais e legumes.

Além disso, o ômega-3 presente no salmão, atum, bacalhau, nozes, folhas de mostarda, óleo de linhaça, azeite de oliva e semente de chia, possui ácidos poli-insaturados que ajudam a prevenir a depressão. As fibras estão relacionadas ao bem estar por resolver problemas de prisão intestinal, que causa mau humor e irritação.

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