Publicado por Stefanie Mouret
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Dormir é, sem dúvidas, uma das melhores sensações que o ser humano pode ter. É quando o corpo e a mente descansam e você se desliga das preocupações e afazeres diários para repor as energias e então acordar revigorado para o dia seguinte. No entanto, o que seria prazer representa tormento para alguns, já que a insônia é um mal que acomete boa parte da população, impedindo a pessoa de dormir tranquilamente e fazendo-a acordar ainda mais cansada no dia seguinte. O que nem todo mundo sabe é que alguns hábitos que se tem durante o dia podem influenciar diretamente o sono que você terá, e um deles é a alimentação.

Alimentos que melhoram o sono

Foto: Reprodução

Como a alimentação influencia seu sono

Cada alimento possui substâncias e propriedades para causar determinado efeito no organismo que o consome. Alguns servem como estimulantes, outros servem como calmantes, além das propriedades “medicinais” como antiinflamatórios, entre outras. O ponto em questão é que ninguém deve esperar ter a melhor das noites de sono se passa o dia ingerindo cafeína, que é um poderoso estimulante. E também não deve passar o dia consumindo alimentos com poderes relaxantes e achar que assim se sentirá com mais energia.

É importante saber exatamente o que você está consumindo, quais os horários adequados para cada alimento e que consequência ele trará ao seu organismo. Desta forma você contribuirá para um dia de disposição e uma noite de tranquilidade.

Alimentos que lhe farão dormir melhor

A banana é composta pelos relaxantes musculares naturais magnésio e potássio. Ainda contém o aminoácido L-triptofano, que origina serotonina e melatonina, sendo que uma serve para relaxar o corpo enquanto outra regula seu relógio interno. É a combinação ideal para se sentir devidamente descansado. O leite possui as mesmas substâncias acima, acrescido de minerais e cálcio, que também possuem efeito relaxante. O efeito aumenta se o leite for ingerido com aveia – que aumenta o açúcar no sangue, libera a insulina e substâncias químicas que induzem ao sono –, torradas – que pela riqueza em carboidratos também aumenta o açúcar do sangue, liberando substâncias que relaxam e combatem a ansiedade –, ou granola.

Ainda é importante conscientizar-se que alimentos pesados, como massas e gorduras devem ser evitados, pois diminuem o sono e caso a pessoa adormeça, pode ser acometida por pesadelos, já que causa incômodos ao organismo e ele tenta se manifestar de alguma forma.

Mais alimentos benéficos para o sono

  • Alface
  • Cereja
  • Maracujá
  • Linhaça
  • Atum
  • Gergelim
  • Tomate
  • Salmão
  • Arroz integral

Veja mais!