Publicado por Natália Petrin
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O ácido fólico, também conhecida como vitamina b9, é uma substância essencial para a saúde das pessoas, e é bastante indicada em maiores quantidades para mulheres que desejam engravidar entre 2 e 3 meses antes, além das primeiras semanas de gestação.

Importância do ácido fólico para gestantes

Além de ser bastante importante para o organismo normalmente, o ácido fólico é indicado por ginecologistas para mulheres que desejam engravidar, além de gestantes durante as primeiras semanas. Isso porque é uma substância essencial para que a coluna do bebê se desenvolva da forma correta, prevenindo dessa forma defeitos do tubo neural, como falhas no desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal.

Segundo um estudo realizado na Holanda pela Radbound University in Nijmegen, as mulheres que tomaram o suplemento 3 meses antes da gestação e nas primeiras semanas, tinham 20% menos riscos de ter filhos com problemas cardíacos congênitos.

Funções do ácido fólico

O ácido fólico no organismo humano permite que o corpo execute diversas funções essenciais, como a biossíntese de nucleótidos em células, síntese de DNA e de reparação, criação de células vermelhas do sangue e prevenção da anemia.

Alimentos ricos em ácido fólico para o corpo

Foto: Pixabay

O que a falta de ácido fólico pode causar?

É indicado que adultos saudáveis consumam 400 mcg ao dia, e as gestantes devem consumir 600 mcg ao dia.

Quando há no organismo a carência de ácido fólico, a pessoa pode apresentar sintomas como má absorção de nutrientes ao nível gastrointestinal, anemia megaloblástica e diarreia.

Quais são os alimentos ricos em ácido fólico?

O ácido fólico pode ser encontrado em maiores quantidades em alguns alimentos, como a aveia, arroz, pão, macarrão ou alimentos que usam farinha de trigo enriquecida, como tortilhas de trigo, biscoitos doces e de água e sal. A substância é encontrada ainda em alimentos como vegetais escuros (couve, espinafre e alface), aspargos, brócolis, frutas cítricas como mamão, laranjas, toranjas, morangos e framboesas, alguns grãos como feijões, ervilhas e lentilhas, grão de bico, abacate, quiabo, couve de bruxelas, sementes de girassol, amendoim, sementes de linhaça, amêndoas, couve-flor, beterraba, milho, aipo, cenoura e abóboras. Além disso, pode ser encontrado em farmácias como um suplemento medicamentoso em comprimido, solução ou gotas, com os nomes de Folicil, Enfol, Folacin, Acfol ou Endofolin.

Ácido fólico x folato

Frequentemente comercializados como substâncias iguais, o ácido fólico e o folato são duas substâncias com efeitos metabólicos que podem ser bastante distintos. O folato é a forma natural da vitamina B9, encontrada em alimentos de origem vegetal e animal, e o ácido fólico é a forma sintética da vitamina, sendo encontrada em alimentos enriquecidos e suplementos.

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