Publicado por André Luiz Melo
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Responsáveis pela formação de ossos resistentes e saudáveis, os alimentos ricos em cálcio favorecem ainda o fortalecimento da estrutura dos dentes, auxiliam no melhoramento das contrações musculares e também na coagulação do sangue.

A ausência de cálcio no organismo, por sua vez, é capaz de provocar sensação de dormência nos dedos dos pés e mãos, além de cãibras musculares, falta de apetite, diminuição do ritmo cardíaco e letargia.

Já o excesso desse nutriente no corpo pode causar o surgimento de pedras nos rins, risco de doenças vasculares, ataques cardíacos, calcificação de tecidos moles e acidente vascular cerebral. Recomenda-se, diariamente, a ingestão de 1.000mg de cálcio para pessoas adultas.

Alimentos ricos em cálcio para o organismo

Foto: Reprodução/ internet

 

Confira os alimentos fontes de cálcio:

Couve

No mundo, a couve é um dos vegetais mais usados em decorrência do seu alto teor de nutrientes, sobretudo o cálcio: em 100g de folhas de couve é possível obter 130mg desse nutriente.

Sardinha

Rica em vitamina D e ômega-3, substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo, a sardinha é dotada ainda de alto teor de cálcio: 440mg desse nutriente a cada porção de 100g.

Semente de Gergelim

Considerado um dos alimentos de maior potencial no que se refere a fonte de cálcio, a semente de gergelim consegue proporcionar 420mg desse nutriente a cada porção de 100g.

Linhaça

Apesar de calórica, a linhaça possui excelente concentração de cálcio para o organismo. Cerca de 200mg a cada 100g do seu consumo.

Amêndoas

Saborosas e saudáveis para todos os organismos, as amêndoas possuem, em média, 137mg de cálcio.

Leite

Recomendado para todas as idades, o leite é o alimento mais conhecido pelo fornecimento de bons níveis de cálcio: 240mg desse nutriente a cada 100ml ingerido.

Iogurte

Rico em proteínas e bactérias saudáveis e necessárias para o bom funcionamento do intestino, o iogurte é capaz de fornecer altas doses de cálcio. A cada 200ml da versão desnatada e da integral, é possível obter 410mg e 300mg desse nutriente, respectivamente.

Feijão Branco

Fonte de ferro e outros nutrientes, o feijão branco é dotado de excelentes níveis de cálcio: 110mg a cada porção de 100g.

Brócolis

Rico em antioxidantes, ácido fólico, vitamina A e fibras, esse alimento é também potente no que se refere ao fornecimento de cálcio para o organismo humano: 210mg desse nutriente a cada 100g.

Laranja

Fontes de cálcio, as frutas cítricas, a exemplo da laranja, são ricas em vitamina D, substância fundamental para a absorção do cálcio. A cada 100ml do suco dessa fruta é possível obter 39mg de cálcio.

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