Publicado por Katharyne Bezerra
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Os nutrientes têm papéis importante no organismo humano. Cada um tem uma função específica, por exemplo, o ferro serve para o desenvolvimento e fortalecimento do corpo. O zinco, por sua vez, auxilia o sistema imunitário dos seres humanos. Já o potássio é indispensável para as pessoas que querem fortalecer os músculos e regular a pressão arterial. Mas, e o cobre, para que serve este nutriente no corpo? E mais, em quais alimentos pode ser encontrado essa substância?

A importância deste nutriente

O cobre desempenha um papel importe em vários sistemas do corpo humano, pois é através dele que se mantém a saúde dos ossos e tecidos conjuntivos. Além disso, este nutriente garante a manutenção do sangue e também é capaz de produzir energia nas células e acabam formando uma cobertura protetora dos nervos dessas partículas.

Nos seres humanos a falta de cobre é muito rara, uma vez que só é necessário para um adulto uma quantidade relativamente baixa, 0,09 mg por dia. Em crianças e adolescentes, esse número varia entre 0,034 a 0,07 mg. Mesmo assim, pode ocorrer a deficiência de cobre em algumas pessoas e, por isso, elas ficam com um tipo de anemia específica.

Os alimentos ricos em cobre benéficos para a saúde

Foto: Pixabay

Alimentos ricos em cobre

Este nutriente pode ser encontrado em diversas fontes de alimentos. Como carnes (fígado, rins), frutos do mar (ostras, lulas e siris) e grãos (feijão, grãos-de-bico e lentilhas). Bem como, sementes de girassol, amendoim, passas, nozes, amêndoas e legumes. Um outro alimento muito rico em cobre é o chocolate amargo, que contém uma dose maior que a necessária durante todo o dia.

Soja, cogumelos Crimini, quinoa e batata doce também são importantes fontes de cobre. Por essa razão, quem deseja aumentar a quantidade de cobre no organismo deve ficar atento a esses alimentos e adicioná-los de forma harmoniosa nas refeições. Provocando ainda mais sabor na alimentação e de quebra garante uma vida mais saudável.

Precauções e cuidados

Apesar dos benefícios que esse nutriente proporciona para a saúde do corpo, é preciso bastante atenção no seu consumo, que deve ser equilibrado a fim de evitar problemas causados pelo exagero. Além de deixar um gosto metálico na boca, o uso demasiado de cobre pode causar entre outras complicações: dor de barriga, diarreia, vômito, queimação no estômago, náuseas e sangramentos gastrointestinais.

Em casos mais graves, que podem ser decorrências de contaminações e intoxicações agudas, os danos podem afetar a saúde do fígado. Desta forma, pode ocorrer insuficiência renal, coma e até a morte dos pacientes.

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