Publicado por André Luiz Melo
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Responsável por promover a sustentação das células do corpo humano, permitindo e estimulando a união das mesmas, o colágeno é uma um nutriente o qual representa 25% de toda proteína do organismo.

Benefícios do colágeno

O mesmo é considerado o componente mais importante em fornecer elasticidade e tonicidade aos ossos, cartilagens, pele, tendões. De modo que pessoas que tenham altos níveis desse nutriente no corpo, dificilmente sofrerão problemas nessas áreas do corpo.

O que causa a falta de colágeno

Conforme a produção de colágeno começa a diminuir no organismo humano, sobretudo a partir dos 30 anos, alguns efeitos surgem. A pele, por sua vez, apresenta aspecto menos elástico e, com isso, surgem as primeiras rugas. O envelhecimento, inclusive, é considerado um dos maiores efeitos decorrentes da ausência de colágeno no corpo.

Além disso, a baixa quantidade ou falta dessa proteína no organismo é capaz de deixar os músculos flácidos, diminuindo a densidade óssea. Isso acarreta na perda da força das articulações e ligamentos. As cartilagens, por sua vez, acabam tendo a porosidade reduzida e os cabelos têm seus fios cada vez mais finos. Unhas quebradiças, o surgimento de estrias e a elevação do nível de gordura corporal também são efeitos decorrentes da ausência ou pouca existência de colágeno no corpo.

Alimentos ricos em colágeno

Alimentos ricos em colágeno para o corpo

Foto: Reprodução/ internet

Frutas cítricas

Tais frutos são fontes de vitamina C, nutriente fundamental para a produção de colágeno. Recomenda-se assim, por dia, o consumo de três a quatro porções dessas frutas.

Carnes e ovos

Esses são alimentos fontes de vitaminas do complexo B e de proteínas capazes de estimular a produção de colágeno.

Linhaça

Fonte de fibras, a linhaça é ainda rica em ômega-3. Esse nutriente é fundamental para uma pele mais jovem e sadia. A recomendação é de que se consuma, por dia, uma colher de chá de linhaça.

Grãos e folhas verde-escuras

Lentilha, ervilha, feijão, brócolis, couve e espinafre são exemplos de alimentos fontes de ácido fólico. Esse nutriente, portanto, é essencial para a replicação celular.

Salmão e atum

Essas espécies são excelentes fontes de ômega-3 e DMAE. Recomenda-se a ingestão de um filé, pelo menos, três vezes a cada semana.

Frutas vermelhas

Tais tipos de frutos são fontes de flavonoides e vitamina C, que juntos são nutrientes antioxidantes, que assim combatem o envelhecimento corporal e os radicais livres.

Nozes, amêndoas e castanhas

Esse trio contém excelentes níveis de ácidos graxos poli-insaturados, responsáveis por proporcionar vitalidade e vitamina E para a pele. Recomenda-se, portanto, o consumo, por dia, de 1/3 de uma xícara de um desses alimentos.

Iogurte natural

O mesmo é rico em cálcio, substância fundamental para a contração muscular. A ingestão recomendada é de, pelo menos, um pote ao dia.

Aveia e leguminosas

Fontes de silício, esses vegetais são essenciais para realizar a manutenção da rigidez dos músculos.

Gelatina

A mesma constitui uma sobremesa saudável e, de quebra, ainda faz bem a pele, cabelo e unhas em decorrência do nível de colágeno presente em sua composição.

Abóbora, melão, cenoura e pêssego

Ricos em vitamina A, esses alimentos são capazes de promover a regeneração da pele. Recomenda-se, portanto, o consumo, por dia, de meia xícara em sucos ou saladas.

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