Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Encontrada sobretudo na composição de alimentos de origem animal, a creatina é um nutriente essencial para o corpo. A mesma é também gerada no próprio organismo, sendo produzida por meio de aminoácidos no pâncreas, rins e fígado.

Benefícios para o corpo

Aminoácido encontrado na composição de diversos suplementos, a creatina está presente em células que armazenam energia, estimulando os músculos a adquirir resistência a contrações fortes, sobretudo em treinos de força, velocidade e potência.

Recomendação de consumo

O consumo diário máximo recomendado é de 5g de creatina. Além dessa dose, o excesso de creatina consumido é eliminado por meio da urina.

Alimentos ricos em creatina

Alimentos ricos em creatina

Foto: Reprodução/ internet

Arenque

Rico em ômega-3, o arenque é considerado o melhor alimento para obter bons níveis de creatina no corpo. O mesmo tem um teor mínimo de mercúrio e, portanto, é seguro de ser ingerido cru. Justamente por isso que este é, geralmente, o tipo de fruto do mar utilizado no preparo do sushi. Em uma porção normal de arenque, obtém-se entre seis e 10 gramas de creatina.

Carne suína

Excelente fonte de creatina, a famosa e saborosa carne de porco é capaz de fornecer até cinco gramas desse aminoácido a cada quilo de carne consumida.

Salmão

Um dos peixes mais saudáveis de se consumir, o salmão possui excelentes níveis de ômega-3, proteínas e gorduras boas. A cada quilo de salmão consumido é possível obter 4,5 gramas de creatina.

Atum

Fonte de ômega-3, metionina e benéfico, sobretudo, para a saúde do coração, o atum é capaz de fornecer excelentes dosagens de creatina para o corpo. Se consumido 453 gramas do tipo fresco, é possível obter 4,5 gramas, enquanto que no tipo enlatado se obtém 4 gramas a cada quilo ingerido.

Frango

Rico em proteína e com baixo teor de gordura e colesterol, o frango é dotado de excelentes níveis de creatina. É importante, entretanto, que se dê preferência ao preparo cozido da carne ao invés da versão frita.

Bacalhau

Fonte de ômega-3 e proteínas, o bacalhau possui, em média, 3 gramas de creatina a cada quilo consumido.

Carne vermelha

Considerada o tipo que mais leva tempo para ser digerido pelo corpo, a creatina presente na carne vermelha deve ser ingerida com bastante cuidado. Quando magra, a carne vermelha possui baixo teor de gordura e colesterol. Se mal passada, a carne vermelha possui ainda mais creatina em sua composição. Em média, 4 e 4,5 gramas é o teor de creatina encontrado nesse tipo de carne.

Veja mais!