Publicado por André Luiz Melo
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Essencial para o bom funcionamento do organismo e nutriente de origem mineral, o ferro é fundamental para a condução de oxigênio no corpo humano, para a produção de glóbulos vermelhos, na manutenção do sistema imunitário, na formação e manutenção de diversos neurotransmissores do cérebro e ainda na defesa contra problemas decorrentes da falta de antioxidantes.

Para pessoas com idades até os 50 anos, recomenda-se o consumo diário de 18mg desse nutriente. Já para aqueles que possuem mais de 50, o recomendado é, em média, 8mg por dia. Mulheres grávidas, por sua vez, devem consumir 27mg de ferro.

Veja os alimentos fontes de ferro

Alimentos ricos em ferro para a saúde humana

Foto: Reprodução/ internet

Carne de boi

Excelente fonte de proteínas, selênio, zinco e vitaminas B6 e B12, a carne bovina é também rica em ferro: 3mg desse nutriente é possível obter em 100g dessa carne.

Frutas secas

Dotadas de potássio, zinco, vitaminas e gorduras vegetais, as frutas secas são capazes de fornecer também altas doses de ferro: 2mg desse nutriente são obtidas a cada 100g.

Oleaginosas

Ricas em gorduras monoinsaturadas, polinsaturadas, proteínas, vitamina E, zinco, selênio, manganês e magnésio, as oleaginosas também são excelentes fontes de ferro: a cada 100g é possível obter 2,5mg desse nutriente.

Grãos

Fontes de fibras, alimentos como feijão (preto, carioca e branco) e lentilha são ricos também em ferro: 2mg desse nutriente é a dosagem obtida a cada 100g.

Ostra

Essenciais para o fornecimento de fósforo, selênio e vitamina C, as ostras fornecem excelentes dosagens de ferro para o organismo humano: de 5 a 9mg a cada 100g do seu consumo.

Tofu

Dotado de altos níveis de proteína vegetal, o tofu é também rico em ferro para o corpo humano: a cada 100g é possível adquirir 5mg desse nutriente.

Fígado de boi

Vitaminas A, B5, B6, B12 e C, além de ácido fólico, selênio, zinco, cobre e riboflavina são alguns dos nutrientes presentes no fígado bovino. No que diz respeito ao ferro, esse alimento fornece 5mg desse nutriente a cada 100g.

Cereais

Nutritivos e saborosos, os cereais possuem altas doses de ferro para o bom funcionamento do organismo humano: a cada 100g desses alimentos é possível obter 5mg de ferro.

Gema de ovo

Fonte de ácido fólico e vitaminas do complexo B, a gema de ovo possui também excelentes níveis de ferro: 1mg desse nutriente é a quantidade fornecida a cada gema de ovo consumida.

Vegetais verdes

Dotados de vitamina A e antioxidantes, os vegetais de cor verde são ainda ricos em elevadas dosagens de ferro: 3,6mg desse nutriente a cada 100g.

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