Publicado por André Luiz Melo
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Conhecidas por possuir capacidades benéficas para o fluxo intestinal, entre outros benefícios, as fibras são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. De origem vegetal, esses nutrientes ajudam o corpo a se defender e tratar a diabetes e doenças cardiovasculares, a controlar o colesterol e ainda a favorecer a prevenção e o combate à obesidade, conforme nutricionistas.

Alimentos fontes de fibras

Alimentos fontes de fibras

Foto: Reprodução/ internet

Feijão preto

Rico em antioxidantes, proteínas e flavonoides, os feijão preto possui elevados níveis de fibras para o organismo: 15g desse nutriente a cada medida de uma xícara consumida.

Outros grãos

Igualmente ao feijão preto, outros grãos também são dotados de altas doses de fibras: a ervilha possui 8g a cada xícara, enquanto que o grão-de-bico contém a mesma quantidade a cada 3/4 de xícara. Já as lentilhas possuem 15,6g a cada xícara.

Milho (3,5g de fibras em 3 xícaras de milho cozido)

Além de saboroso, o milho cozido é rico em fibras: a cada três xícaras do mesmo é possível obter 3,5g de fibras.

Alcachofra

Fonte de silimarina, antioxidante capaz de aprimorar a saúde do fígado, este alimento possui 10,3g de fibras em cada unidade cozida.

Soja

Fonte de isoflavonas e auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) e na elevação do colesterol bom (HDL), a soja é rica em fibras: a cada 40g consumidos é possível obter 2,5g desse nutriente.

Abóbora

Dotada de elevados níveis das vitaminas A, C e E, a abóbora é rica também em fibras: 3g desse nutriente a cada xícara do alimento cozido.

Sementes e cereais

Esses alimentos são dotados de altas doses de fibras. A linhaça, por exemplo, possui 33,5g desse nutriente a cada 100g de consumo da mesma, enquanto que a chia, a cada colher de sopa ingerida, fornece 6,2g de fibras. Já a aveia crua é capaz de proporcionar 9,1g de fibras a cada 100g de sua ingestão.

Batata Doce (5g de fibra em uma unidade média do alimento)

Rica em ferro, vitaminas A, C e E, além de potássio, a batata doce também concentra elevados níveis de fibras: 5g desse nutriente a cada unidade média fornecida desse alimento.

Frutas

As frutas são sempre bem-vindas em qualquer dieta alimentar. No que se refere ao fornecimento de fibras ao organismo, destaque para a goiaba (10g de fibras por unidade), a maçã (5g de fibras por unidade), a pera (5,5g de fibras por unidade) e o abacate (10g de fibras por unidade).

Brócolis

Conhecido, segundo pesquisas recentemente divulgadas, como excelente agente de combate ao câncer, o brócolis é capaz de fornecer altas doses de fibras para o organismo: 5,1g é a quantidade fornecida em cada xícara do alimento cozido.

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