Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Classificada como um neurotransmissor, a serotonina tem atuação diretamente ligada ao cérebro, sobretudo no que diz respeito ao equilíbrio do sono, humor, ritmo cardíaco, apetite, temperatura do corpo, movimentos e a na capacidade intelectual de cada indivíduo. Mau humor, dificuldade para dormir e sensação constante de fome são os principais sintomas da falta ou baixa presença de serotonina no corpo. Alimentos fonte de triptofano são os mais ricos desse neurotransmissor.

Confira os alimentos ricos em serotonina

Aveia

Fonte de fibras e magnésio, a aveia é um alimento com elevado nível de triptofano em sua composição. Portanto, esta é rica em serotonina.

Oleaginosas

Alimentos como avelã, castanha de caju, nozes e amêndoas são ricos em gordura saudável e também fornecem elevadas doses de serotonina para o organismo.

Semente de linhaça

Excelente fonte de ácidos graxos e ômega-3, a semente de linhaça é conhecida também por ser dotada de altas doses de serotonina em sua composição.

Brócolis

Rico em magnésio e triptofano, o brócolis é classificado como um dos alimentos naturais mais ricos em serotonina. Recomenda-se a ingestão do mesmo em pratos como saladas.

Alimentos lácteos

Importantes fontes de cálcio para o corpo humano, o leite e seus alimentos derivados são ricos também em triptofano. Assim, os mesmos são dotados de elevados níveis de serotonina.

Soja

Rica em magnésio, cálcio e ácido fólico, a soja é considerada uma excelente vitamina natural antidepressiva. A mesma possui altas doses de serotonina em sua composição e ainda é capaz de regular a presença desse neurotransmissor no organismo humano.

Alimentos ricos em serotonina

Foto: Reprodução/ internet

Banana

Considerada uma excelente fonte de cálcio, hidratos de carbono, potássio, magnésio e vitamina B6, a banana fornece elevados níveis de energia e serotonina ao corpo humano.

Arroz integral

Igualmente ao espinafre, salmão e tomate, o arroz integral é rico em magnésio. O mesmo tem a capacidade de reduzir o apetite e melhorar o sono. Entre seus benefícios, encontra-se também o estímulo à formação de serotonina no organismo.

Carnes e peixes

Esses alimentos são conhecidos por serem ricos em proteínas, o que, via de regra, conduz triptofano ao organismo, nutriente base para a produção de serotonina.

Grão de bico

Excelente fonte de triptofano (um dos alimentos mais ricos em serotonina), o grão de bico proporciona níveis elevados desse nutriente ao organismo.

Ovo

Fonte de vitaminas do complexo B, acetilcolina e ácido fólico, o ovo é outro dos alimentos de maior capacidade de fornecimento de serotonina para o corpo.

Laranja

Rica em vitamina C, capacidade a qual se converte em triptofano, a laranja é essencial para o corpo obter bons níveis de serotonina.

Chocolate

Esse doce é dotado da função de elevar a síntese de serotonina no cérebro. Isso, portanto, proporciona a sensação de bem-estar e, de quebra, ainda promove ação calmante para quem o consume de forma equilibrada.

Veja mais!