Publicado por André Luiz Melo
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Eficientes por auxiliarem na regulação do metabolismo dos carboidratos e do consumo de energia no organismo, os alimentos fontes de vitamina B1 (tiamina) atuam ainda como agentes importantes para promover a saúde do fígado, dos olhos, das unhas, da pele e dos cabelos.

Solúvel em água, a vitamina B1 é facilmente identificada em grande parte dos alimentos naturais, constituindo assim um nutriente fundamental que permite que as funções das células do corpo permaneçam em perfeita atuação, de forma a contribuir para o bom funcionamento do organismo.

Recomenda-se, diariamente, o consumo diário de 1,2 mg desse nutriente para homens e 1,1 mg para mulheres.

Alimentos ricos em vitamina B1

Os alimentos fontes de vitamina B1

Foto: Reprodução/ internet

Espargo

A cada 100 gramas desse vegetal é possível obter 0,16 mg de vitamina B1. Na forma cozida, os aspargos são considerados um dos principais vegetais verdes fontes desse nutriente.

Peixes

Ricos em altas doses de ácidos graxos e ômega-3, os peixes são dotados de excelentes níveis de vitamina B1, sobretudo espécies como a truta, o salmão e o atum.

Gérmen de trigo

Conhecido por conter diversos nutrientes benéficos para o corpo, o gérmen de trigo é capaz também de fornecer boas dosagens de vitamina B1: a cada 100 gramas se obtém 2,1 mg desse nutriente.

Ervilhas

Ricas em hidratos de carbono, vitaminas, minerais e fibras alimentares, as ervilhas possuem em sua estrutura, em média, 0,36 mg de vitamina B1 a cada 100 gramas.

Pistache

Dotado de elevados níveis de cobre e potássio, o pistache é também rico em vitamina B1: em 100 gramas do seu consumo, por exemplo, é possível obter 0,87 mg desse nutriente.

Sementes de girassol

Ricas em nutrientes essenciais para o bom funcionamento corporal, as sementes de girassol são fundamentais para a obtenção de bons níveis desse nutriente: a cada 100 gramas delas, tem-se ingerido 1,48 mg de vitamina B1.

Amendoim

Saudável e recomendado, com moderação, para todos os tipos de organismos, o amendoim é fonte de vitamina B1, pois a partir de 100 gramas do mesmo é possível armazenar no organismo 0,86 mg de vitamina B1.

Levedura de cerveja em pó

Considerado o alimento com maior nível de vitamina B1, a levedura de cerveja é capaz de fornecer, em média, 14,5 mg desse nutriente a cada 100 gramas do seu consumo.

Feijão

Além de proteínas benéficas para o coração, todas as variedades de feijão possuem, além do ferro, bons níveis de vitamina B1: a cada 100 gramas ingerido, 0,24 mg é a quantidade desse nutriente que o corpo absorve.

Castanha de caju

Entre os alimentos mais ricos em vitamina B1, a castanha do caju fornece ao organismo, em média, 1 mg desse nutriente a cada 100 gramas do seu consumo.

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