Publicado por Natália Petrin
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Existem muitos e muitos alimentos populares no dia a dia das pessoas, mas muita gente não se dá conta de que diariamente consumimos uma enorme quantidade de vitaminas. Entre elas, está a B12, que tem funções essenciais no corpo humano.

A vitamina é produzida em animais e humanos por micro-organismos que vivem no intestino grosso. Esse ponto está situado após o ponto de absorção do intestino delgado, de forma que quando não é usada é excretada.

Benefícios e funções da vitamina B12

A vitamina B12 ajuda a manter as células vermelhas do sangue saudáveis, atuando ainda na prevenção e no combate à anemia. É importante ainda para a manutenção do metabolismo do sistema nervoso e combatendo os riscos de danos no DNA.

A ingestão indicada diária é de 2,4 mcg para adultos acima de 19 anos, enquanto para mulheres gestantes a dose indicada é entre 2,6 e 2.8 mcg.

Excesso de vitamina B12

O excesso da vitamina no corpo pode causar alguns problemas, como alterações no baço, nos linfócitos e também o aumento da quantidade dos linfócitos.

Isso, no entanto, não é exatamente comum, já que essa vitamina é bastante tolerada pelo organismo. Pode acontecer, entretanto, quando a pessoa faz uso de suplementos de vitamina sem acompanhamento médico.

Alimentos ricos em vitamina B12

Foto: Reprodução/ internet

Falta de vitamina B12

A falta de vitamina B12 no organismo pode causar fadiga, falta de energia, tontura ao se levantar ou fazer esforço, falta de concentração, falha de memória e de atenção, formigamento das pernas, entre outros.

A ausência dessa vitamina por tempo prolongado pode causar anemia perniciosa ou megaloblástica, assim como conduzir alterações na síntese do DNA, fazendo com que a medula óssea produza hemoglobinas imaturas ou com alterações morfológicas.

Quais são os alimentos que fornecem essa vitamina?

Normalmente indivíduos que seguem dietas estritamente vegetarianas apresentam baixas quantidades dessa vitamina no organismo, necessitando, normalmente, de suplementação com um médico ou nutricionista. Existem, no entanto, alguns alimentos de origem vegetal, como o levedo de cerveja e algas marinhas, que contêm a vitamina B12.

São alimentos ricos em vitamina B12:

  • Bife de fígado cozido
  • Mariscos no vapor
  • Ostras cozidas
  • Fígado de frango cozido
  • Coração cozido
  • Arenque cozido
  • Caranguejo cozido
  • Salmão cozido
  • Truta grelhada
  • Sardinha
  • Salmão
  • Queijo Cottage
  • Ovo
  • Iogurte

Além dos alimentos ricos naturalmente, existem alguns que são enriquecidos na vitamina. Esses devem fornecer, a cada 100 g de produto já pronto para o consumo, um valor mínimo entre 15% e 30% da ingestão diária recomendável. Dessa forma, 100 g de alimento enriquecido deve conter entre 0,36 e 0,72 mcg de vitamina B12. Podem ser alimentos enriquecidos com vitamina B12:

  • Cereais matinais
  • Creme de amendoim
  • Achocolatados em pó
  • Cereais destinados à alimentação infantil
  • Fórmulas infantis não lácteas à base de proteína de soja
  • Alimentos à base de soja usados, normalmente, como alternativa ao leite

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