Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Atire a primeira pedra a mulher que nunca sentiu cólicas menstruais. Essa dorzinha incômoda que aparece alguns dias antes da menstruação é a dor de cabeça de muitas mulheres, mas pode também passar despercebida por outras mais sortudas.

Alivie as dores das cólicas menstruais tomando chás poderosos

Foto: Reprodução

Assim como a tensão pré-menstrual (TPM), a dismenorreia é umas dessas coisas incômodas que fazem questão de marcar presença todo mês e é a principal queixa das mulheres em idade fértil.

Por que acontecem as cólicas menstruais?

A dismenorreia surge mensalmente pouco antes do período menstrual, isso porque as dores características dela são causadas pela contração do útero, para expelir o endométrio, que é a camada que recobre o interior do útero e espera o desenvolvimento de um bebê. Quando não há fecundação o corpo sente que precisa eliminar o endométrio antigo e começar a produção de um novo para receber um possível embrião no mês seguinte.

Quais os sintomas das cólicas menstruais?

A dor causada pela dismenorreia aparece na região pélvica, e geralmente se irradia para a parte lombar das costas. Quando aparece com grande intensidade ou de forma aguda, a dor causada pelas cólicas menstruais pode diminuir a capacidade de concentração e com isso o rendimento no trabalho e outros afazeres. As cólicas podem vir acompanhadas de enjoos, inchaço nos seios e dores de cabeça.

Chás que podem te ajudar

E num momento tão sensível que é o que antecede a menstruação, por que não unir o útil ao agradável e tomar um chá, que além de fazer com que você sinta-se mais confortável pode ajudar a diminuir as dores das cólicas menstruais?

Separamos para você duas receitinhas de chás que ajudam a diminuir estas dores, confira:

Chá de orégano – Orégano pode virar chá sim! Em uma xícara coloque duas colheres de sobremesa cheias de orégano e despeje água fervida por cima. Tampe e mantenha a xícara abafada por cinco minutos. Tome duas à três vezes ao dia, não adoçado.

Chá de calêndula – E o gostoso chá de calêndula também pode te ajuda durante as cólicas. Para isso ferva um xícara de água, acrescente uma colher de sobremesa de flores de calêndula e abafe por 10 minutos. Coe o chá e beba normalmente. Para sentir os efeitos do chá é necessário consumir uma xícara de chá diariamente dez dias antes da menstruação.

Veja mais!