Publicado por Katharyne Bezerra
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Quem deseja ter uma saúde de ferro, emagrecer e ainda ficar com pele bonita, deve apostar todas as fichas nas frutas.

Elas são saudáveis, ricas em nutrientes e ainda conseguem auxiliar a saúde do corpo e a mente de quem a consome.

Um bom exemplo, tanto de saúde quanto de sabor é a ameixa, que pode ser encontrada em diversas cores, sabores e benefícios.

A ameixa é popularmente conhecida por combater casos de congestionamento intestinal, mas você sabia que ela tem outras inúmeras atuações? Confira abaixo.

Propriedades da ameixa

Ameixa: uma fruta rica em benefícios para saúde

Foto: depositphotos

Essa fruta possui mais de duas mil variedades e em todas elas pode-se encontrar cromo, potássio, fósforo, magnésio, selênio, vitaminas C e E, e betacaroteno.

Além disso, a ameixa é rica em fibras, agentes antioxidantes e desintoxicantes. Essas propriedades presentes nesse alimento são capazes de lhe atribuir ações benéficas, que vão desde a saúde dos olhos até a prevenção de doenças, como a diabetes.

Benefícios proporcionados pela ameixa

Os poderes antioxidantes presentes na ameixa ajudam o corpo a prevenir a deterioração dos olhos ocasioandos pelo avançar da idade.

Além disso, essa propriedade auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, atuando contra problemas como rouquidão, gripe, tosses, cólicas e até a gastrite.

Outras ocorrências como câncer, diabetes, obesidade e osteoporose também podem ser combatidas com o consumo diário dessa fruta.

No que se refere a presença de fibras na ameixa, o corpo também consegue promover diversas melhorias. À exemplo do melhor funcionamento intestinal, diminuindo a prisão de ventre.

Essas substâncias, associadas ao sorbitol e a isatina, são responsáveis pela ação laxativa que o consumo dessa fruta proporciona. Apesar de tudo isso, a atuação das fibras não param por aqui.

Elas também são excelentes ajudantes no que se refere ao emagrecimento, pois provocam a sensação de saciedade combinada as poucas calorias da fruta.

Já a desintoxicação e a vitamina C caminham juntas nos benefícios da ameixa. Ambas melhoram a função hepática do corpo e ainda favorecem a manutenção de uma pele saudável, bonita e livre de agentes microbianos. Além de reduzir os índices de manchas e diminuir as rugas.

Tipos de ameixa e suas especificidades

Dentre todas as variedades de ameixas, vamos destacar quatro e as suas principais características. São elas:

  • Vermelha: São as mais comuns, tanto a casca quanto a polpa são vermelhas e por isso são mais ricas em antioxidantes. Esse tipo de ameixa são excelentes para o tratamento de problemas imunológicos e na prevenção de doenças sérias;
  • Verde: A fruta dessa cor também é conhecida pelo nome de rainha cláudia. Ela possui, dentre outras propriedades, altos índices potássio, betacaroteno e fibras. Quem faz o uso desse tipo de ameixa está auxiliando não só o trânsito intestinal, mas perdendo peso;
  • Rosada: Rica em antioxidantes, são excelentes para a saúde da pele;
  • Seca: Outra forma bastante consumida é a ameixa seca, aquela geralmente usada em massas de bolo. Esse tipo é ideal para quem tem problemas de prisão de ventre.

Formas de usar a ameixa

Você pode consumir a fruta fresca, assada, como suco ou até mesmo combinada com outros alimentos. Em todas essas alternativas os benefícios serão disponibilizados.

Para assar, basta cortar as ameixas no meio, retirar o caroço e colocar em forno médio (180°C). Deixe-a até murchar. Em seguida, retire do forno e espere esfriar. Você pode servir pura ou com iogurte e mel.

A dica do suco é excelente para eliminar a prisão de ventre. Utilize para isso, cinco ameixas pretas sem caroço, uma laranja, um limão, uma fatia de mamão e um copo de água.

Primeiramente, colete o suco da laranja e do limão e, em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador. Deixe bater até que o líquido fique homogêneo.

Uma outras sugestão é fazer com a ameixa uma salada de arroz. Para isso, adicione uma ameixa picada e pistache a uma salada fria de arroz integral. Em seguida, tempere a mistura com azeite extravirgem e vinagre frutado. E pronto, é só saborear e aproveitar os benefícios.

Veja mais!