Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Nos dias atuais, um dos problemas que atinge um grande número de pessoas é o estresse, que pode ser caracterizado por sensações de irritação, medo, desconforto, preocupação, frustração, indignação e nervoso. Não raro, as causas do estresse são desconhecidas, mas existem alguns momentos importantes da vida que podem levar ao sintoma, como o início de um emprego novo, mudança de casa, casamento, término de um relacionamento, dentre outros.

Causas e sintomas do estresse

Além de ser causado por mudanças importantes na vida do indivíduo, o estresse pode ocorrer devido a outros fatores, como os seguintes:

  • Medicamentos inalados para tratar asma;
  • Determinados remédios para resfriado;
  • Algumas pílulas dietéticas e medicamentos para tireoide;
  • Produtos com cafeína, álcool e tabaco também podem provocar ou piorar os sintomas de estresse.

As reações causadas pelo estresse podem incluir os batimentos cardíacos fora do ritmo, sudorese, respiração acelerada, tremores, tontura, boca seca, problemas para engolir etc.

Existem alguns procedimentos que podem auxiliar na diminuição do estresse e, dentre eles, está o consumo da vitamina C.

Aposte na vitamina C para diminuir o estresse!

Foto: Reprodução

A vitamina C no tratamento do estresse

A vitamina C (ácido ascórbico) é solúvel em água e foi descoberta em 1932, pelo cientista e bioquímico húngaro Albert Szent-Gyöygyi. Popularmente conhecida por melhorar a imunidade, protegendo o organismo de gripes e resfriados, esta vitamina só pode ser obtida pela alimentação e proporciona muitos outros benefícios para a nossa saúde, como a diminuição do estresse.

A vitamina C é essencial para a produção de hormônios de resposta ao estresse como o cortisol, histamina e norepinefrina. Por isto, este nutriente auxilia na redução dos quadros do problema. Esta vitamina também é essencial para a produção de neurotransmissores como a serotonina, adrenalina, noradrenalina e dopamina, que regulam e melhoram o nosso humor.

De acordo com um estudo publicado no “International Journal of Sports Medicine”, a suplementação com vitamina C ajudou a baixar os níveis de cortisol no organismo dos atletas; e, segundo algumas pesquisas com animais realizadas na Universidade do Alabama, este nutriente contribuiu para a redução do estresse.

Demais benefícios da vitamina C

Além de contribuir para a diminuição do estresse, a vitamina C proporciona os seguintes benefícios:

  • Melhora do sistema imunológico;
  • Evita o envelhecimento da pele;
  • Evita problemas de visão;
  • Melhora a absorção de ferro;
  • Antioxidante, a vitamina C combate os radicais livres etc.

A vitamina C está presente em diversos alimentos, como: fígado, acerola, frutas cítricas, brócolis, couve-flor, papaia, repolho e demais frutas e vegetais.

Veja mais!