Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O uxi amarelo é uma árvore de grande porte que pode chegar a alcançar até 30 metros de altura, sendo comum na região da Amazônia e em parte do estado do Pará.

Esta planta cresce em solos de terra firme, argiloso ou arenoso, e bem drenados; apresenta tronco reto, liso, com casca cinzenta e a sua madeira é de excelente qualidade.

O uxi amarelo é popularmente conhecido por ser útil no tratamento de problemas uterinos, como cistos, endometrioses e ovários policísticos, além de outras condições de saúde.

aposte-no-uxi-amarelo-para-tratar-problemas-uterinos

Foto: Pixabay

Propriedades e benefícios do uxi amarelo

O uxi amarelo é utilizado na medicina natural através da infusão de suas cascas e as suas propriedades incluem a ação anti-inflamatória, antimutagênicas, antioxidante, antiviral, citostática, depurativa, diurética, hipotensora, imunoestimulante, regeneradora celular, vermífuga e antitumoral.

Devido às suas propriedades, esta planta proporciona os seguintes benefícios:

  • Auxilia no combate às inflamações;
  • Atua na prevenção do câncer;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda a eliminar lombrigas, amebas e solitárias;
  • Combate o envelhecimento precoce das células;
  • Auxilia no tratamento de doenças virais;
  • Filtra o sangue;
  • Acaba com a retenção de líquidos.

O uxi amarelo é um aliado para elevar a vitalidade de todo o organismo, mas esta planta atua, principalmente, no sistema reprodutor feminino, uma vez que o chá de uxi amarelo diminui as cólicas menstruais, controla o fluxo sanguíneo, auxilia no tratamento de miomas, ajuda a combater inflamações uterinas, intensifica a eliminação de cistos, evita hemorragias uterinas e trata infecções urinárias.

No Brasil, ainda é comum associar o chá de uxi amarelo à infusão da raiz de unha de gato para tratar os miomas. Este tratamento é realizado com a ingestão de uma xícara de chá de uxi amarelo na primeira parte do dia, e uma xícara da infusão da raiz de unha de gato na segunda parte.

Esta mistura também é conhecida como um tratamento natural para a infertilidade, já que trata os problemas uterinos que atrapalham a fecundação.

Ainda não há comprovação científica da eficácia da mistura das duas plantas, mas existem alguns relatos de mulheres que conseguiram ter o primeiro filho sem intervenção médica, apenas com o uso do chá de uxi amarelo e raiz de unha de gato.

Mas lembre-se que todo e qualquer tratamento deve ser indicado e acompanhado por um profissional competente na área.

Como preparar o chá de uxi amarelo?

Ingredientes

– 1 colher (sopa) de casca de uxi amarelo triturada;
– 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferva a casca triturada da planta em um litro de água, pelo período de cinco minutos. Abafe por mais 10 minutos, coe e adoce com mel.

Veja mais!