Publicado por Camila Albuquerque
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Manchas na pele são extremamente incômodas para qualquer pessoa. E, infelizmente, é bem complicado buscar a remoção das mesmas, porque qualquer método mais agressivo pode prejudicar essa parte tão delicada do nosso corpo. De pequenas manchas às sardas, elas costumam ser “odiadas” e o processo de tirá-las pode custar caro – e nem todos possuem tanto dinheiro assim. Porém, existem métodos naturais que podem ser feitos em casa para clarear esses tipos de manchas.

Aprenda a clarear sardas e manchas com remédios caseiros

Foto: Reprodução

Entenda as manchas e sardas

No caso das sardas, elas geralmente possuem origem genética (por isso, é comum vermos pessoas ruivas com muitas sardinhas no rosto e/ou no corpo), mas incomodam quem as possui porque pedem por cuidados. Já as manchas mais comuns costumam aparecer em peles mais claras, mas não são exclusividade das mesmas. Tanto as sardas quanto as manchas “normais” são causadas pelo aumento da produção de melanina e escurecem de acordo com a exposição ao sol, portanto, alguém que se exponha muito ao sol sem protetor solar vai ter manchas cada vez mais difíceis de serem clareadas.

O tratamento mais indicado pelos dermatologistas é sempre o mais caro, porque costuma fazer efeito mais rápido, porém, isso não anula a eficácia dos outros, incluindo as receitas caseiras de clareamento. Os métodos mais caros incluem lasers e vão de R$ 180,00 a R$ 1200,00 reais por sessão. Mas também existem cremes e ácidos (peeling) para casos menos “graves”.

Remédios caseiros

Os tratamentos naturais são a escapatória das pessoas que não possuem tanto dinheiro para pagar inúmeros cremes, lasers e ácidos, pois os ingredientes utilizados são de baixo custo. E também atraem pessoas que costumam apresentar alergias a algum componente desses tratamentos mais caros. Essas receitas são preparadas com ingredientes que possuem substâncias naturalmente clareadoras. Confira algumas delas:

  • Dilua suco de limão ou laranja em água, como um tônico. À noite, aplique sobre as manchas. Quando acordar, enxague muito bem, pois em contato com o sol, essas substâncias podem ocasionar em outras manchas.
  • Derreta um pouco de manteiga e aplique na pele, deixando agir por 20 minutos. Em seguida, lave bem. Não deve ser usado em peles oleosas.
  • Aplique água oxigenada de 10 vol. com algodão, antes de dormir. Quando acordar, retire enxaguando bem.
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina C, pois ela melhora a resistência da pele ao sol. Alguns alimentos que possuem essa vitamina são: laranja, morango, kiwi, acerola, limão, etc.

Veja mais!