Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Resistir a uma cocada bem preparada é quase impossível. Ainda mais se essa cocada receber um toque de chefe, como a adição de outro ingrediente que, além de agregar sabor, também está relacionado a saúde do corpo. A receita em questão é a cocada de abacaxi.

Antes de conhecer a receita na íntegra, veja um pouco mais sobre as propriedades do abacaxi e os benefícios que estão vinculados ao seu consumo.

Sobre o abacaxi

Um dos principais ingredientes da receita é o abacaxi. Por sinal, é ele que faz a cocada se diferenciar da de coco, tipo do doce mais comum entre as pessoas. O acréscimo desse ingrediente pode trazer alguns benefícios a saúde.

Aprenda a fazer deliciosa cocada de abacaxi para servir como sobremesa

Foto: depositphotos

O abacaxi é rico em água, por isso ajuda na hidratação do corpo. Ele também faz bem para a nutrição, sendo uma excelente fonte de carboidratos e fibras alimentares. Além disso, o abacaxi contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais, tais como a vitamina A, B e C, zinco, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e sódio.

O consumo da fruta também é relacionado a uma série de benefícios, como o auxílio a digestão; prevenção de gripe, resfriado e tosse; fortalecimento dos ossos; faz bem à saúde do coração; protege contra degeneração muscular; melhora a saúde da pele e do cabelo; controla a coagulação sanguínea e protege contra alguns tipos de câncer.

Cocada de casca de abacaxi

Ingredientes

-Casca de um abacaxi;
-2 copos (tipo americano) de açúcar cristal ou adoçante culinário;
-2 copos (tipo americano) de coco fresco ralado;
-1 litro de água.

Modo de preparo

O primeiro passo é fazer a higienização da casca do abacaxi. Para isso, utilize uma escovinha com água em abundância. Depois, pique-a em pequenos pedaços. Feito isso, você vai colocar a casca em uma panela, juntamente com a água, deixando cozinhar por 20 minutos.

Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. O passo seguinte é passar essa mistura pelo liquidificador. Depois de bater, passe essa primeira parte da receita por uma peneira. Coloque esse “suco” em uma panela, acrescentando o açúcar. Enquanto estiver cozinhando, não esqueça de mexer bem até engrossar.

Assim que chegar a esse estágio, acrescente o coco fresco ralado e deixe cozinhar até obter ponto de cocada. A última parte da receita consiste em acomodar a mistura em um recipiente de vidro, assim que retirar do fogo. Antes de deixar a cocada esfriar por inteiro, corte em pequenos quadrados.

Veja mais!