Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Os tênis são um tipo de peça básica no guarda-roupa de praticamente todo mundo. Para alguns, inclusive, colecionar modelos é uma questão de ordem, chegando até a pagar valores superiores a R$ 1 mil em apenas um par.

Importante e confortável tanto para mulheres, quanto homens e, sobretudo, crianças, os tênis necessitam de cuidados essenciais, principalmente no que diz respeito a limpeza. Para tanto, confira a seguir como deixar um modelo de cor branca (ou clara) com cara de novo usando uma simples dica caseira.

Limpando um tênis branco

Aplique e espalhe por toda a superfície externa um creme dental, esfregando com uma esponja ou escova. Deixe agir por 10 minutos e, em seguida, enxágue com água. Depois disso, prepare uma solução com água quente e detergente neutro.

Pegue uma escova de cerdas duras, a umedeça com a solução e esfregue toda a parte externa e interna do tênis. Para remover as manchas mais resistentes, recomenda-se colocar um pouco de vinagre branco na escova e esfregar na área suja. Por fim, enxágue o tênis com água e coloque-o para secar.

Aprenda método natural para limpar tênis encardidos

Foto: Pixabay

Como limpar palmilha?

Para higienizar a palmilha do tênis, dois métodos podem ser empregados: lavar à mão ou na máquina de lavar. Na primeira alternativa, deve-se usar uma escova com água e sabão (ou detergente) neutro. Já no segundo método, usar água e sabão em pó.

Estando a palmilha com um odor muito forte e manchas resistentes, recomenda-se a aplicação de um pouco de bicarbonato de sódio durante o processo de lavagem.

Como lavar cadarço?

Se lavados à mão, deixar de molho em água com sabão em pó ou detergente neutro e depois enxaguar. Já se lavado em máquina, colocá-lo em saco especial para lavagem de roupas frágeis.

Como limpar sola de plástico do tênis?

Sujeiras mais leves e simples devem ser removidas usando uma borracha escolar. Do contrário, manchas mais difíceis devem ser removidas com uma escova ou pano úmido com água e álcool.

Veja mais!