Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Mesmo com o considerável avanço da medicina, algumas doenças ainda guardam mistério, como no caso das doenças autoimunes.

Elas são responsáveis por causar grandes incômodos para os pacientes que as desenvolve. Como não existe uma cura para elas, seu tratamento é feito a partir dos seus sintomas.

Para auxiliar nesse tratamento, a medicina natural oferece uma gama de possibilidades. O chá de tomilho, por exemplo, age em cima dos sintomas do lúpus, da artrite e da fibromialgia. Sua ação está ligada ao estímulo na produção de glóbulos vermelhos e na oxigenação do sangue.

Para começar, conheça um pouco mais sobre as doenças.

Aprenda a preparar chá que trata lúpus, artrite e fibromialgia

Foto: depositphotos

Lúpus

O lúpus é uma doença autoimune que pode afetar a pele, articulações, rins, cérebro, além de outros órgãos. Ela aparece quando o sistema imunológico ataca e destrói alguns tecidos saudáveis do corpo.

Não se sabe a causa pelo qual o corpo reage dessa forma, mas pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como genética e meio ambiente.

Os sintomas do lúpus podem surgir de repente ou se desenvolver lentamente. Eles também podem ser moderados ou graves, temporários ou permanentes.

Os sintomas também podem variar de acordo com as partes do seu corpo que forem afetadas pelo lúpus, causando febre, fadiga, dor nas articulações, dificuldade de respirar, queda de cabelo, feridas na boca e sensibilidade a luz solar.

Artrite

A artrite é uma inflamação que atinge as articulações. Geralmente as causas estão relacionadas a uma doença autoimune, trauma sofrido, infecção por bactéria ou vírus e desgaste das articulações.

Alguns fatores são apontados como de risco para o seu desenvolvimento, entre eles: histórico familiar, idade, além das doenças acima apresentadas.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que faz com que a pessoa sinta dores por todo o corpo. Essas dores se estendem por longos períodos, causando sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e em outros tecidos moles.

A doença está diretamente ligada à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. Suas causas são desconhecidas, mas alguns especialistas acreditam que ela esteja ligada a fatores genéticos, infecções por bactérias e vírus ou desenvolvimento de outras doenças.

Propriedades do Tomilho

O tomilho é considerado uma fonte de ferro, potássio e cálcio. Especificamente nos casos apresentados acima, a planta atua como estimulante da produção de glóbulos vermelhos, responsável pela oxigenação do sangue.

O tomilho também é muito usado para melhorar a digestão, combater a anemia, contra o reumatismo, como antibiótico natural, como relaxante e para melhorar o funcionamento cerebral.

Chá de tomilho

Para usar de todos os benefícios no tratamento do lúpus, artrite e fibromialgia, a melhor forma é usando a erva na forma de chá. Aprenda como fazer.

Ingredientes

  • 2 xícaras de água;
  • 1 colher (de sopa) de tomilho;
  • 1 colher (de sopa) de gengibre ralado.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Assim que estiver chegando no ponto de ebulição, adicione o gengibre e cozinhe por três minutos em fogo baixo.

Passado esse tempo, desligue o fogo e acrescente o tomilho. Deixe a panela tampada por cerca de dez minutos, até esfriar um pouco. Depois, basta coar e o chá está pronto para ser ingerido.

O recomendado é que o consumo seja de duas xícaras por dia, sendo uma antes do almoço e outra antes de dormir.

Veja mais!