Publicado por Redação

Originado na Ásia, o figo chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses e se tornou uma fruta bem aceita nas terras canarinhas. Atualmente, muitos pratos podem ser feitos com este produto natural, uma vez que ele é versátil e pode compor receitas doces ou salgadas.

Além de ser consumida in natura, a fruta também é muito conhecida pelo sabor adocicado das tortas e geleias feitas com ela. Porém, o doce do figo não é a única razão desta fruta ser um sucesso nas cozinhas, tendo em vista que além de saborosa, ela também é repleta de nutrientes.

Rico em vitaminas do tipo A, B1, B2, C e K, o figo ainda é fonte de diversos minerais, a exemplo do ferro, fósforo, sódio, magnésio, cálcio e potássio. Por possuir fibras em sua composição, a fruta age no sentido de melhorar o sistema digestivo. Além disso, é possível destacar a ação antioxidante presente neste alimento.

Aprenda como escolher corretamente o figo na hora da compra desse fruto

Foto: depositphotos

Como escolher figo?

Contudo, quem deseja usufruir de todos os benefícios do figo precisa, antes de mais nada, escolher bons frutos na hora da compra. Por ser comum, este alimento pode ser encontrado em supermercados ou feiras livres, mas é necessário a atenção do consumidor no momento da escolha.

Assim, se faz importante avaliar as características de cada fruto e escolher figo com maior durabilidade e mais qualidade. Para identificar isso, por exemplo, é indicado atentar as cores da casca. Isto porque, os maduros apresentam uma cor roxa, enquanto que os esverdeados ainda estão no processo de amadurecimento.

Ainda com relação a casca é possível descobrir se a fruta está boa para o consumo. A dica é que o consumidor possa pressionar o figo com os dedos. Afundar com facilidade ou se desmanchar são sinais ruins. Outros aspectos também podem ser levados em consideração, como rachaduras e manchas mais escuras.

Por isso, ao escolher figo, opte pelos mais consistentes e macios. Dê preferência aos que são roxeados e apresentam uma casca lisa, sem nenhuma deterioração. As chances de ter uma fruta mais doce e com muita polpa são maiores.

Benefícios desta fruta

Assim como as demais frutas, o figo possui muitos benefícios à saúde humana, como por exemplo ajudar os pacientes no combate ao câncer. Esta atuação, em específico, surge devido a ação antioxidante da fruta que elimina as células cancerígenas.

Além disso, o figo ainda protege a pele contra a ação da oxidação das células que causam envelhecimento precoce; age contra a diabetes, pois reduz a necessidade de insulina no organismo; e ainda pode ser usado no combate ao mau colesterol.

Além destes benefícios, o figo ainda pode ser usado em alguns casos específico, como:

  • Anemia;
  • Dores no estômago;
  • Hipertensão;
  • Fadiga;
  • Fortalecimento dos ossos.

Veja mais!