Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Para aumentar a imunidade, repor a flora intestinal, reduzir a gordura localizada no abdômen e prevenir doenças como a diabetes e o câncer, o alimento mais indicado é a banana.

Porém, a fruta tem de ser preparada de uma forma especial, também conhecida como biomassa de banana verde.

O superalimento é preparado a partir da polpa da banana verde cozida, o que faz com que ela apresente altas concentrações de amido.

Além do mais, outras substâncias podem ser absorvidas pelo corpo, a exemplo das vitaminas dos complexos A e B, fibras, carboidratos, potássio, manganês, cálcio e fósforo.

Aprenda como fazer a biomassa de banana verde

Foto: depositphotos

Benefícios para a saúde

O consumo regular do alimento, incorporado em outras receitas, pode trazer vários benefícios para a saúde. As fibras da biomassa de banana verde ajudam a evitar os picos de glicose no sangue, liberando-a aos poucos. Isso acaba evitando o aparecimento da diabetes tipo 2.

Já as fibras sendo liberadas aos poucos, acaba aumentando a sensação de saciedade. O amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir, contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal, além de reduzir o colesterol.

Como utilizar a biomassa

A biomassa serve como base para muitas receitas, além de ser utilizada como espessante para dar mais consistência nas receitas. A biomassa ainda pode ser utilizada em sucos e substitui o uso do óleo, maionese e creme de leite sem interfere no sabor do prato.

Preparando a biomassa de banana verde

Para preparar o alimento, basta seguir as indicações posteriores:

Ingredientes

  • 6 Bananas Verdes;
  • Água.

Modo de Preparo

Para iniciar o processo de preparação da biomassa de banana, a primeira providência é lavar bem as frutas. Depois disso, leve as bananas até uma panela de pressão e coloque água até o meio do recipiente. Tome cuidado para não deixar a banana abrir, preservando os talos, assim que forem retiradas da palma.

Quando for colocar a água na panela, o ideal é que ela já esteja quente, para acelerar o processo. Na sequência, é só ligar o fogo e deixar cozinhar por meia hora.

Com as bananas ainda quentes, descasque todas elas e coloque em um processador de alimentos com um pouco de água morna. O ponto ideal para bater é até a mistura virar um creme liso.

Para conservar a biomassa, basta colocar em um pote de vidro ou plástico e levar a geladeira. Ela chega a durar até sete dias.

Caso a intenção seja guardar por mais tempo, cinco meses em média, ela também pode ser congelada. Assim, quando for usar, basta deixar descongelar naturalmente ou então em banho-maria.

Veja mais!