Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Além das luvas e meias, uma ótima solução para deixar mãos e pés aquecidos no inverno é consumir chás. Mas não é qualquer chá. Trata-se de uma receita específica que aproveita os benefícios naturais de ingredientes para trazer essa sensação de conforto para o corpo. Inspirado na cultura indiana, a dica é preparar um “chai” – ou um chá para quem preferir – a base de gengibre, canela e cravo-da-índia.

Só para se ter idéia do que a bebida pode proporcionar para a saúde, além de esquentar mãos e pés, o gengibre, presente como uma dos principais ingredientes usados, previne doenças como o câncer cólon-retal e úlceras no estômago. Já a canela, reduz os níveis de açúcar do sangue, colesterol e dor das artrites, cura dores de cabeça e enxaqueca, faz bem para a memória.

Além do mais, os ingredientes utilizados são ricos em substâncias, entre sais minerais e vitaminas que vão suprir o corpo de algumas reservas que ele precisa. Entre elas, destaque para a vitamina B6, potássio, magnésio, cobre, manganês, fibra, ferro, e cálcio. Sendo assim, certamente você não vai querer perder tempo na cama ou sofá. Agora o destino é a cozinha, para poder preparar a bebida.

Chá para aquecer mãos e pés

Aprenda como fazer um chá para esquentar mãos e pés

Foto: Depositghotos

Dada pela facilidade da receita e pelos benefícios que ela pode proporcionar para a saúde como um todo, não há quem resista a preparar a bebida. Sendo assim, chegou a hora de aprender, detalhadamente, como fazer o chá para aquecer mãos e pés:

Ingredientes

1 xícara (de chá) de água filtrada
1 xícara (de chá) de leite integral
3 fatias de gengibre fresco
1 colher (de chá) de canela em pau
1 colher (de chá) de cravo-da-índia
1 colher (de chá) de cardamomo
1 colher (de chá) de aniz-estrelado
1 saquinho de chá preto
Mel a gosto

Modo de preparar

Com a ajuda de uma panela, leve ao fogo para ferver a água, juntamente com todas as especiarias. Assim que levantar fervura, deixe por mais três minutos. Junte o saquinho de chá e deixe ferver por 30 segundos. Logo na sequência, com o fogo ainda ligado, acrescente o leite e deixe ferver por mais três minutos. Apague o fogo e tampe a panela, deixando em infusão por cinco minutos. Coe e adoce com um pouco de mel. O rendimento da receita são duas xícaras.

Veja mais!