Publicado por Katharyne Bezerra
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Relaxar diariamente, por pelo menos 20 minutos, é ideal para manter os equilíbrios da mente e do corpo.

De acordo com a doutora em química do ambiente e terapeuta natural, Sofia Loureiro, “as crianças estão sujeitas a períodos de tensão e ansiedade” devido à grande sensibilidade que elas possuem proporcionada pela idade.

Ainda segundo a doutrora, no livro “Guia de Remédios Naturais para Crianças”, os pequenos podem acabar assimilando com mais facilidade problemas decorrentes do ambiente escolar ou familiar.

Esta situação pode refletir não só em confusões mentais, mas também no sistema imunológico das crianças, possibilitando o desenvolvimento de doenças.

Por estas razões, é imprescindível que os responsáveis tomem medidas preventivas e de relaxamento, promovendo uma vida com mais qualidade para os pequenos.

Aprenda infalíveis métodos caseiros de relaxamento para crianças

Foto: depositphotos

Técnicas caseiras de relaxamento para crianças

É interessante começar a colocar estas técnicas em prática aos poucos, por isso, o primeiro passo é trabalhar as respirações profundas, tornando-se uma maneira simples de controlar as emoções.

Assim, é indicado ensinar os pequenos a respirar profundamente, com olhos fechados e durante alguns minutos. Repetindo a ação por, pelo menos, cinco minutos e, aos poucos, aumentando esse tempo.

Meditação Anapana Sati

O nome da meditação tem origem indiana, onde “Ana” significa inspirar, “pana” é expirar e “sati” refere-se a consciência.

Trata-se de uma técnica capaz de auxiliar na concentração e atenção dos seus praticantes. Para a criança, é importante no que se refere ao aprendizado de como funciona as tensões e as formas ideais para livrar-se delas.

Yoga infantil

Assim como em qualquer tipo de yoga, a infantil também é usada para melhorar o equilíbrio do corpo e da mente.

Uma forma de fazer com que a criança aprenda a ter domínio físico e psíquico de si mesma. A prática também vai ajudar os pequenos a estimularem à paciência, persistência e motivação.

Exercícios de alongamento

Trabalhar com o corpo é uma maneira de relaxar a mente também. Os exercícios de alongamento ajudam a trabalhar os diversos músculos, proporcionando descobertas de diversas partes do corpo.

Facilitando a eliminação do estresse. O ideal é alongar-se de manhã, pelo menos três dias na semana.

Outras práticas de relaxamento

  • Visualização: Esta técnica precisa da presença dos pais. Para isso, a criança precisa ser vendada e guiada pelos responsáveis dentro de um ambiente descontraído e se possível ao som de uma música que agrade todos. A brincadeira além de divertida, proporciona um aumento de confiança do pequeno nos pais, reduz o estresse e ainda pode contribuir com as emoções;
  • Música de relaxamento: Para funcionar como um tranquilizador, é preciso que a criança esteja em um ambiente confortável e que tenha como colocar um som com todas as músicas que agradam ao pequeno;
  • Massagem: Quem não gosta de massagem? Os pais podem tirar uns minutos do dia para promover um momento de relaxamento para as crianças, para melhores resultados óleos essenciais podem ser usados.

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