Publicado por Katharyne Bezerra
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Nem sempre é fácil deixar a pele limpa, hidratada e livre das temidas acnes. Isto porque, alguns produtos de beleza acabam ajudando a pele em um sentido e danificando em outro.

Por exemplo, alguns sabonetes podem eliminar a oleosidade, mas ressecam muito a epiderme, deixando-a desidratada. Outros são próprios para as peles mais ressecadas, porém podem contribuir para o surgimento de espinhas e cravos.

Portanto, é necessário ter equilíbrio nos produtos e por isso uma das melhores saídas é apostar na preparação do próprio sabonete esfoliante. Desta maneira, você consegue cuidar da pele, sem causar prejuízos à epiderme. E o melhor, tudo de forma bem econômica, tendo em vista que os ingredientes podem ser encontrados no armário de casa.

Aprenda receitas para fazer sabonetes esfoliantes infalíveis

Foto: depositphotos

Receitas caseiras de sabonetes esfoliantes

Todas as três receitas a seguir possuem a mesma base, pois os sabonetes são feitos com glicerina e água. O que diferencia são os demais ingredientes que lhe conferem os benefícios individuais.

Desta forma, primeiro é indicado aprender a preparar o produto de uma maneira geral e depois entender como são fabricados com os outros itens.

Ingredientes

-1 xícara e meia de glicerina para fazer sabão;
-2 colheres (de sopa) de água.

Leve os ingredientes para o micro-ondas para derreter a glicerina. Este processo também pode ser feito através do banho-maria, que é um pouco mais demorado mas que serve da mesma forma.

Depois de derreter, basta acrescentar os demais ingredientes específicos de cada tipo de sabonete, em uma panela no fogo e mexer bem. Quando engrossar, desligue o fogo e coloque em uma forma e só retire quando esfriar completamente.

1. Azeite de oliva e chia

Enquanto o azeite hidrata a pele, a chia é capaz de fazer uma esfoliação profunda nesta região do corpo. Além disso, ambos podem acalmar a região e restaurá-la. Para isso, é preciso adicionar a receita anterior os seguintes itens:

-2 colheres (de sopa) de azeite de oliva;
-2 colheres (de sopa) de sementes de chia.

2. Aveia e mel

Para ter uma pele desintoxicada e hidratada, a dica é apostar no sabonete que leva aveia em mel em sua composição. Porém, para conseguir extrair os benefícios desse melado é importante não deixar que este fique por muito tempo no fogo, caso contrário ele perde suas propriedades. Portanto, adicione:

-1 colher (de sopa) de aveia em flocos;
-2 colheres (de sopa) de azeite;
-2 colheres (de sopa) de mel.

3. Café e óleo de coco

Esta dupla torna-se essencial para quem deseja ter uma pele mais revitalizada, com saúde, desintoxicada e esfoliada. A receita também permite que epiderme fique mais firme, não permitindo o envelhecimento precoce. Portando, utilize no preparo inicial os seguintes ingredientes:

-2 colheres (de sopa) de óleo de coco;
-2 colheres (de sopa) de café moído.

Veja mais!