Publicado por Redação

Infelizmente, nada é perfeito e parece que sempre temos algum tipo de problema; não só empecilhos no nosso dia-a-dia, como também com nosso próprio corpo.

Afinal de contas quem nunca teve que lidar com aquela coceirinha incômoda, uma espinha em um lugar de muita evidência ou até mesmo com uma dorzinha chata, que não necessariamente estava ligada a uma enfermidade, mas que incomodava bastante?

Um bom exemplo desse tipo de mal são as dores de ouvido, que apesar de serem bem mais comuns em crianças, podem atingir pessoas de todas as idades e pelos mais diversos tipos de causas. Contudo, existem diversos meios de aliviar e tratar esse tipo de enfermidade de maneira caseira.

Aprenda a fazer tratamento térmico para aliviar a sua dor de ouvido

Foto: depositphotos

Causas das dores de ouvido

Já notou como cada pessoa reage diferente à dor de ouvido? Isso se dá pela grande quantidade de causas que essa pode ter, podendo ser algum problema na própria orelha ou em alguma parte do corpo próxima ao ouvido.

Devido a isso, é importante ficar atento à causa de sua dor de ouvido, já que esta pode ter sido causada por algo simples, como um líquido que tenha se instalado na parte de dentro do canal auditivo, ou até mesmo algum tipo de infecção grave.

Além das duas citadas acima, também são causas da dor de ouvido:

  • Otite externa;
  • Artrite na mandíbula;
  • Lesões no canal auditivo causadas por objetos como cotonetes;
  • Bloqueios causados por cera de ouvido;
  • Doenças e alergias que atingem o trato respiratório;
  • Variações na pressão sanguínea;
  • Enfermidades que causam dor de dente.

Tratamento térmico

Há uma grande série de tratamentos que podem ser feitos em casa para aliviar as dores no canal auditivo. Trata-se de uma técnica que se vale do uso da temperatura.

Esquente uma compressa até que ela fique em uma temperatura agradável para você e deite o ouvido que doí sobre ela. Caso não tenha uma compressa, também pode ser utilizada uma toalha; basta umedecê-la com água morna e fazer o mesmo procedimento.

Um outro meio para aliviar as dores é utilizando um secador para cabelos. Ajuste a temperatura e deixe o secador à uma distância de 15 centímetros, apontando a sua corrente de vento diretamente para o ouvido.

A eficácia desse tipo de tratamento se dá graças ao calor, que aumenta a circulação sanguínea do local e ajuda a alivia a pressão e, consequentemente, a dor.

Veja mais!