Publicado por Robson Merieverton

Basta só falar em legumes para ver muita gente torcendo o rosto para esse incríveis alimentos. Além de fazer um bem danado para a saúde, eles são bem saborosos, principalmente pelos pratos que podem ser preparados a partir da sua utilização. Nesse ponto, o que você acha de aprender a preparar um delicioso souflè de legumes?

Antes de seguir para a cozinha conheça um pouco mais sobre os benefícios de incluir legumes na sua alimentação. Os legumes trazem uma série de benefícios para o bom funcionamento do corpo. Seja criança, adolescente, adulto ou pessoa da terceira idade. Além de saborosos, os legumes são vistos como a base da alimentação humana.

Os legumes pertencem a classe dos vegetais. Tratam-se de plantas simples, altamente nutritivas e versáteis, pobres em gordura, sem colesterol, rica em minerais e proteínas. No cardápio alimentar, elas são vistas como a melhor forma de preservar a sua saúde e evitar o aparecimento de algumas doenças.

Aproveite todos os benefícios dos legumes preparando um delicioso souflé

Foto: depositphotos

Benefícios para a saúde

Até agora, já deu para perceber que não consumir legumes pode representar um sério risco para a saúde das pessoas. Por outro lado, consumi-los ajuda a manter as pessoas mais saudáveis, já que eles tonificam o aparelho digestivo, evitam problemas como constipação, irregularidade intestinal, cancro do cólon, hipertensão arterial e pólipos.

Os benefícios trazidos pelos legumes à saúde humana não param por aí.  É através deles que o corpo pode ficar hidratado, reduzir o aparecimento de doenças cardíacas e interferir diretamente na oxidação natural das células, fazendo com que elas demorem a envelhecer.

Na receita que você verá a seguir a cenoura, o chuchu e o tomate aparecem como estrelas do prato. A cenoura é rica em vitamina dos complexos A, B, C e K, ácido pantotênica, ácido fólico, ferro, potássio, cobre e manganês. Por isso elas podem ser usadas para controlar a pressão arterial, prevenir as doenças cardíacas, contra a degeneração muscular e em benefício da visão.

Já o chuchu é rico em nutrientes que ajuda a prevenir a osteoporose, combate as anemias e os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, além de manter o metabolismo ativo. Enquanto o tomate combate doenças cardiovasculares, ajuda a prevenir a catarata e diminui a retenção de líquidos.

Souflè de legumes

Ingredientes

– 2 tomates sem cascas e sementes;
– 2 cenouras médias;
– 1 chuchu grande;
– 1 cebola;
– 1 colher (de sopa) de margarina;
– 3 colheres (de sopa) de farinha de trigo;
– 2 ovos;
– 2 colheres (de sopa) de leite;
– 1 colher (de sopa) de fermento;
– 50 g de queijo ralado;
– 50 g de frios de sua preferência;
– 50 g de queijo prato (em cubinhos);
– Sal, pimenta-do-reino, salsinha desidratada a gosto.

Modo de preparo

Higienize bem os legumes em água corrente, depois descasque-os. O passo seguinte para o preparo do prato é ralar as cenouras, o chuchu e a cebola. Já o tomate e os frios, corte-os em pedaços maiores. Separe as gemas das clara e bata essas últimas em ponto de neve.

Na batedeira coloque as gemas, a margarina e o leite. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo, seguido de sal, pimenta-do-reino e a salsinha desidratada a gosto. Acrescente os legumes ralados e mexa aos poucos. Logo em seguida, acrescente delicadamente as claras em neve e mexa bem devagar. Por último, acrescente o fermento e misture.

Pegue um refratário de vidro untado e enfarinhado. Coloque toda a massa e, por último, polvilhe o queijo ralado por cima. Leve ao fogo para assar por aproximadamente 30 minutos, em forno médio. O ponto ideal para retirar o prato do forno é até ele ficar bem dourado.

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