Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Na busca de procedimentos e produtos que ofereçam uma melhora na aparência da pele e do cabelo, a cada período surge um novo queridinho das empresas de produtos cosméticos e das clínicas de estética. Depois da argila vermelha ter obtido muito sucesso, essa parece ser a vez de uma prima próxima, a argila branca, dominar o mercado.

A argila

A argila pode ser usada com várias finalidades de acordo com seu tipo, servindo tanto para diminuir a oleosidade da pele e a indesejada gordurinha localizada no abdômen, quanto para tratar rugas e acne.

Cada tipo de argila possui propriedades específicas, que variam de acordo com a quantidade de minerais, como alumínio, magnésio, sílica e cálcio, e oligoelementos, contidos nela. Essa identificação é fácil de fazer porque a argila adquire uma coloração diferente de acordo com as proporções dos elementos.

Benefícios da argila branca

Esse tipo de argila é conhecido por seu grande poder cicatrizante e ajudar a suavizar e hidratar a pele. Além disso, devido a grande quantidade de oligoelementos encontrados nela – como os minerais cobre, zinco, magnésio, cálcio e potássio – é realizada uma revitalização da pele, diminuindo até mesmo rugas finas. A argila branca tem propriedades antissépticas, por isso é muito indicada para peles irritadas. Trata acnes e pode ser usada no corpo todo.

Nos cabelos ela atua melhorando o estado dos fios fragilizados, principalmente por causa de produtos químicos, e diminui o volume e a perda de água, tornando-o menos poroso.  Não possui contraindicações.

Use em casa

Você encontra a argila branca a venda em sites e lojas de produtos naturais, em lojas e em farmácias de manipulação, por um preço geralmente bem acessível.  Confira agora algumas maneiras simples de utilizar a argila branca em casa:

Argila branca na pele

Foto: Reprodução

Na pele – Em um recipiente não metálico, misture argila e um pouco de soro fisiológico até que seja formada uma pasta cremosa. Aplique no rosto limpo, com o auxílio de um pincel, em movimentos de baixo para cima e deixe agir por até 30 minutos. Retire a argila do rosto com água morna e não se assuste caso sua pele fique avermelhada, isso acontece devido ao aumento da circulação sanguínea na região durante o procedimento. Repita a operação duas vezes por semana.

Argila branca no cabelo

Foto: Reprodução

No cabelo  –  Misture argila e água morna até que seja formada uma pasta, faça a quantidade necessária para o seu cabelo, e acrescente quatro (ou duas, no caso de cabelos curtos) colheres de queratina líquida. Passe a máscara em todo o cabelo limpo, coloque uma touca de alumínio e permaneça assim por 20 minutos. Retire a argila do cabelo, com cuidado, usando água morna. Após isso aplique uma hidratação de sua preferência.  Esse procedimento é chamado em muitos salões de “plástica capilar”.

Veja mais!