Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Conhecida por tratar doenças sexualmente transmissíveis, a aroeira tem várias outras propriedades benéficas para a saúde do ser humano.

Em se tratando dos fins terapêuticos que a planta pode ter, pode-se dizer que nenhuma parte dela se perde. A casca é usada para fazer chás, já a outras partes, banhos curativos.

As propriedades da planta incluem sua ação adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antifúngica, antibactericida, tônica e cicatrizante ginecológico.

Ela é amplamente usada para tratar febre, reumatismo, sífilis, úlceras, azia, gastrite, tosse, bronquite, íngua, diarreia, cistite, dor de dente, artrite, distensão dos tendões e infecções da região íntima.

Da folha a casca

Como foi dito anteriormente, a aroeira é dotada de grandes propriedades medicinais, se com a casca é possível preparar chás para tratar várias doenças, as folhas também podem ser usadas para curar feridas, erisipela, infecções cutâneas causadas por bactérias, entre outras.

Aroeira: benefícios e propriedades para a saúde

Foto: depositphotos

Com o chá, além da ingestão, é possível aplicá-lo diretamente nas áreas externas, na forma de massagens, compressas e banhos bem quentes.

Quando o caso é de doenças reumáticas, artrite, distensão de tendões, dores ciáticas e gota, a aroeira é um excelente remédio.

Preparo do chá de aroeira

Para preparar o chá de aroeira, basta adicionar 100 gramas do pó das cascas para um litro de água fervente. A indicação é que a bebida seja ingerida de três a quatro colheres de sopa ao dia.

Decocção

Para preparar a decocção da aroeira, basta separar um litro de água e 30 gramas da casca da planta. Leve ao fogo por cerca de 15 minutos. Depois de frio, armazene a bebida na geladeira e vá tomando durante o dia.

Tratamento externo com aroeira

O chá de aroeira também pode ser usado em banhos e lavagens. Para preparar banhos basta ferver um litro de água com 25g de cascas da planta.

Ainda com a água um pouco quente, o paciente deve-se banhar por cerca de quinze minutos. O preparo é muito utilizado em casos de afecções de pele e reumatismo.

Veja mais!