Publicado por Débora Silva
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Você sabia que nem toda gordura faz mal ao nosso organismo, pelo contrário, proporciona diversos benefícios para a saúde? É necessário classificar as gorduras e sabermos quais devem fazer parte do nosso cardápio e quais devemos evitar, pois os lipídios podem, sim, ser nossos grandes aliados.

As gorduras “boas”, como as monoinsaturadas e polinsaturadas, auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção das doenças cardiovasculares e também podem favorecer a perda de peso.

As gorduras benéficas para o corpo

As gorduras mono e polinsaturadas são os lipídios benéficos ao nosso organismo e, normalmente, são encontrados em alimentos de origem vegetal e em peixes de água de fria.

E quais são os benefícios proporcionados pelo consumo das gorduras benéficas? Confira a seguir:

  • As gorduras mono e polinsaturadas atuam no funcionamento do intestino;
  • Auxiliam na formação de hormônios;
  • Melhoram o aspecto da pele;
  • Fortalecem o sistema imunológico;
  • Previnem as doenças cardiovasculares e neurodegenerativas;
  • Aumentam a sensação de saciedade, o que reduz a vontade de “atacar a geladeira” e, consequentemente, podem dar “aquela forcinha” na hora de perder os quilinhos indesejáveis;
  • Auxiliam na redução de dores e inflamações.
Imagem de mulher medindo a circunferência abdominal

Foto: Depositphotos

As gorduras benéficas para o corpo estão presentes em alimentos como azeite, óleo de coco, frutos do mar, peixes de água fria, oleaginosas (avelã, amêndoas, nozes e macadâmias), óleo de semente de uva, castanhas, gergelim, óleo de linhaça e abacate.

Para aproveitar os efeitos benéficos das gorduras saudáveis, a recomendação é de que estes alimentos sejam consumidos em uma ou duas porções por dia.

As gorduras nocivas para o corpo

As gorduras nocivas para o corpo, como as saturadas e trans, em sua grande maioria estão presentes nos alimentos de origem animal. Ao serem consumidos em excesso, estes alimentos prejudicam a saúde, causando problemas como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e câncer.

As gorduras não saudáveis ao nosso organismo estão presentes em alimentos como manteiga, natas, queijos gordos, carnes vermelhas e gordas, leite integral e alimentos que contêm gorduras parcialmente hidrogenadas.

Opte pelas gorduras saudáveis

Como você viu, não precisamos excluir as gorduras de nosso cardápio, mas precisamos optar pelas saudáveis. Confira as dicas a seguir:

  • Prefira os laticínios com baixo teor de gorduras, como leites, iogurtes e queijos magros;
  • Troque alimentos como biscoitos e frituras por vegetais crus ou frutas;
  • Opte pelas gorduras de origem vegetal;
  • Aumente o consumo de peixes com ômega 3, como a sardinha, cavala e salmão. A recomendação é de que estes alimentos sejam consumidos ao menos duas vezes na semana.

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